Olá, que saudades estávamos de cobrir e escrever sobre feiras e convenções presenciais que envolvem a cultura pop e games. Nos últimos 2 anos não tivemos estes eventos devido a pandemia de COVID-19, mas aos poucos o mercado está retomando as atividades, isso inclui a Brasil Game Show. O maior evento de games da América Latina aconteceu no período de 6 a 12 de outubro de 2022, com 2 dias a mais para a galera matar a saudade. Neste artigo vamos falar das impressões gerais e um pouco do que aconteceu durante todo o evento realizado no Expo Center Norte em São Paulo.Mantendo a tradição, o primeiro dia de BGS foi destinado ao público com credencial VIP, Business, Cosplay, Imprensa e Passaporte Premium. Neste dia já constatamos que organização mesmo quase 3 anos sem a feira, conseguiu utilizar todo o pavilhão do Expo Center Norte, mas não significa que todo mundo estava lá. Grandes empresas como Ubisoft (que estava como patrocinadora), Epic Games e Microsoft com seu stand do Xbox foram algumas das que não estiveram presentes. Ao lado no stand da Sony (que teve a sua maior participação da história da BGS com mais de 1000 m²), percebia um corredor vazio considerável, onde normalmente sua concorrente direta estaria.Algumas empresas voltaram de vez, o exemplo é a Nintendo. Apesar de ter participado da edição de 2019, a empresa retorna oficialmente ao mercado brasileiro e trouxe em seu stand grandes títulos de Nintendo Switch, além da exibição do trailer do novo filme do Mário. Aliás, isso me fez lembrar que quando falamos de lançamento, tirando os títulos Mario + Rabbids Sparks of Hope (parceria entre Nintendo e Ubisoft) e Street Fighter 6 da Capcom, praticamente não tivemos lançamentos de jogos nesta edição. A Capcom por sua vez com seu respectivo lançamento, promoveu o jogo em seu stand com desafios no palco, bem como o público pode testar o novo jogo da franquia.

Tivemos muitas ativações como no stand da Twitch/Amazon, onde a ativação era uma Garra Human, na qual a pessoa ficava pendurada em uma estrutura similar a uma máquina de pegar brinquedos (aquela mesma que você vê em shoppings mesmo), os brinquedos aqui eram caixas com produtos, brindes ou cupons de desconto. Eu acredito que foi onde teve mais fila todos os dias. Já o stand Kabum/Magalu contou com uma cabine onde eram ventilados cupons de desconto e até mesmo produtos das empresas.

Se tem uma coisa que é bacana na BGS são os meet and greet, além das próprias empresas organizarem em seus stands, a própria organização destina uma área do pavilhão bem organizada para promover os encontros de influencers, streamers , pró players e celebridades com seu público. O evento também contou com muitos cosplayers com concursos, a arena com campeonatos de e-sports, a Avenida Indie repleta de estandes de desenvolvedores independentes (com ótimos jogos brasileiros).

Na minha percepção, a BGS 2022 foi um evento mais voltado para comunidade, do que de lançamentos ou grandes anúncios. Falo isso até por conta de algumas empresas que trouxeram essa proposta para o pavilhão, exemplos da Marvel com concurso cosplay, Tik Tok com experiências interativas e até algumas baladas que não deixaram o público parado. A galera estava sentindo falta de reencontrar amigos, poder conhecer aquela pessoa que de certa forma foi companheira através de lives, streams e vídeos durante a pandemia. Filas foram bem presentes durante todos os dias, seria estranho se não tivesse não é?

Em relação a quantidade de público que esteve presente, até a segunda dia 10/10, o público que havia comparecido já era próximo em comparação ao público que esteve na edição anterior. O sábado foi o dia o único dia que teve todos os ingressos, domingo ficou em segundo lugar de dia de ingressos mais vendidos, seguido de quarta-feira (último dia que contou com a premiere de Sonic Symphony). Em 2023, a Brasil Game Show ainda sem data definida retorna ao formato de 5 dias.

Finalizamos este artigo, agradecendo a assessoria da Brasil Game Show por toda a ajuda e suporte para a imprensa ao longo dos sete dias. Nos vemos em 2023!

Beto, paulista, sempre em busca de bons shows, viagens, livros, cultura pop em geral (não necessariamente nesta ordem). Fã de Star Wars, DC, Marvel entre outras coisas mais. Amante do universo da fotografia, sempre fazendo registros por onde passo.

Deixe uma resposta