CCXP 2019 – Os Quadrinistas do evento

0

Mais um ano e mais uma Comic Con Experience. O maior evento da cultura pop do Brasil se consolidou e todo os anos nos apresenta um enorme lineup de famosos do mundo inteiro, sejam pessoas envolvidas com séries, filmes, livros ou, como nos importa neste artigo, quadrinhos.

Apesar dos cancelamentos que houveram este ano (ó Alex Maleev, como queríamos você aqui), a lineup do evento continua impressionante e mais uma vez contamos com uma enorme Artist’s Alley, a maior atração dos quadrinhos no evento. Quadrinistas nacionais e internacionais apresentam suas obras em mais de 700 mesas. E que tal conhecer um pouco de alguns destes quadrinistas? Preparamos este post com alguns nomes que estarão no evento.

Júlio Shimamoto e Márcio Jr.

O homenageado deste ano na Artists Alley é o brasileiro Júlio Shimamoto. Consagrado no campo da publicidade e dos quadrinhos, o desenhista já acumula cinco década atuando na área. Hoje com 80 anos ainda continua na ativa, lançando durante o evento a coletânea O Ditador Frankenstein. Dividindo a mesa com Shimamoto estará o quadrinista goiano Márcio Júnior, que também estará com seus quadrinhos durante o evento. Além de Cidade de Sangue, HQ feita pelos dois, Márcio também estará lançando o seu último título Com A Palavra.

Cristina Eiko e Paulo Crumbim

Um dos casais mais adorados do meio quadrinístico brasileiro retorna ao evento para novamente expor suas obras. Os dois publicam juntos Quadrinhos A2 e são os responsáveis pela Graphic MSP do Penadinho.

Eduardo Risso

O Argentino Eduardo Risso retorna ao evento para comemorar os 80 anos de Batman. Famoso por aqui por 100 balas, o artista também desenhou para Marvel e DC Comics. Ele já acumula três Eisners e hoje trabalha ao lado de Brian Azarello.

Laerte

Laerte é sem dúvidas um dos maiores nomes das charges e cartuns no Brasil. Desde a década de 70 ela já começou a deixar sua marca na história dos quadrinhos nacionais. Desenhou para O Pasquim, Sibila, Gazeta Mercantil, Chiclete com Banana, entre outros. Foi criador do Piratas do Tietê e junto do Angeli e Glauco criou Los Três Amigos.

Mike Deodato Jr.

Deodato Jr. já é um velho conhecido dos quadrinhos, tendo feito seu nome nas grandes editoras. Na década de 90 desenhou a revista da Mulher-Maravilha, onde teve sua ascensão. Foi na Marvel que desenhou a maioria dos seus personagens. Seus trabalhos mais recentes na casa das ideias foi Logan, Hulk e Conan. Depois de 24 anos na editora o desenhista resolveu se dedicar aos trabalhos autorais e lançou dois títulos: Berserker Unbound, com Jeff Lemire, e The Resistance, com J.M. Straczynski.

Rafael Grampá

O brasileiro ficou internacionalmente conhecido pela sua própria hq Mesmo Delivery. Após o sucesso teve convites para trabalhar na Dark Horse e mais tarde na Marvel. Em 2008 levou um Eisner de Melhor Antologia por “5“. Atualmente desenha Dark Knight: The Golden Child ao lado de Frank Miller.

Joëlle Jones

Como parte da lista de quadrinistas que participam da comemoração de 80 anos do Batman, Jones vem ao brasil pela primeira vez. Atualmente ela é roteirista e ilustradora da revista da Mulher-Gato. A artista também foi responsável pela HQ Lady Killer da Dark Horse.

Neal Adams

Vindo pela primeira vez ao Brasil, Adams é mais um que participará da comemoração do aniversário do Batman. Sendo um dos artistas mais tradicionais do Homem-Mocergo, Neal também desenhou para títulos como X-Men. Visitar a sua mesa é com certeza uma ação indispensável nessa CCXP.

Tim Bradstreet

Tendo trabalhado na arte de RPG de mesa, Bradstreet se tornou capista, tendo feito diversos trabalhos para editoras como Vertigo, onde fez capas para Hellblazer e Marvel, onde ficou conhecido pelas capas de Justiceiro. Após isto ele já fez artes para produções cinematográficas e séries.

Frank Quitely

Sendo hoje um dos meus artistas favoritos, Quitely é famoso pela HQ Grandes Astros Superman, produzida ao lado de Grant Morrison. Também trabalhou com o título Batman & Robin, Jupiter’s Legacy, Os Novos X-Men e Sandman: Noites sem Fim.

Artist’s Alley

Como todo ano teremos o Beco dos Artistas com centenas de quadrinistas nacionais e internacionais, um espaço onde o público pode conhecer roteiristas e ilustradores e entrar em contato com suas obras. Nosso desejo era conseguir fazer vários posts extensos destacando todos artistas, infelizmente isto não é possível no momento.

Apresentando boa parte destes artistas, a CCXP organizou no Instagram um álbum de figurinhas contendo os artistas e suas mesas. Desta lista vale citar nomes como Gustavo Borges, Renata Rinaldi, Hugo Canuto, Pedro Leite, Felipe Folgosi, Pedro Mauro, Al Stefano, Fefê Torquato, Shiko, Danilo Beyruth, Gabriel Picolo, Jefferson Costa.

A lista completa de participantes pode ser encontrada aqui.

A Comic-Con Experience 2019 acontece nos dias 5 a 8 de dezembro em São Paulo.

About Author

Leitor de quadrinhos (tudo que consigo consumir), jogador de MMO e professor de história, tentando fazer tudo uma coisa só pra facilitar a vida.

Deixe o seu comentário