DOFF SP 2019 – Confira o que rolou no evento

0

Durante os dias 27 e 28 de abril, visitamos o Diversão Offline SP 2019, a maior feira nacional de jogos de tabuleiro do ano.

Muitas novidades foram apresentadas durante o DOFFSP 2019, incluindo lançamentos bombásticos. Nesse artigos daremos uma visão geral sobre nossa visita no evento e as nossas impressões sobre o primero contato com a feira.

O Evento

O Diversão Offline é o maior evento de Board Games do país, referência no nicho e que se consolidou no mercado com suas edições no RJ e em SP. Em 2019 o evento bateu seu recorde de público e conseguiu vender todos os ingressos, demonstrando a força do cenário nacional, crescendo cada vez mais.

Com quase todas as principais editoras do mercado marcando presença, o evento atrai o público que quer conhecer as novidades e lançamentos em primeira mão, além da oportunidade de testar jogos com os amigos.

Principais Anúncios

As editoras capricharam nos lançamentos e anúncios durante a feira. Alguns deles foram surpreendentes e deram o que falar.

O principal destaque na Galápagos Jogos ficou por conta de
Gloomhaven, jogo que ocupa a primeira posição do ranking no BGG. O anúncio foi feito diretamente no stand da editora.

Gloomhaven na vitrine da Galápagos, o anúncio bombástico da editora

Já a Grok Games surpreendeu com o anúncio de
Anachrony. Um jogo onde tudo deu errado e alguns grupos de sobreviventes tentam reconstruir o mundo, as vezes até mesmo retornando em períodos específicos do tempo para resolver algo.

A Bucaneiros também tem entrado de cabeça no mercado, e anunciou Forum Trajanum, um jogo que fez muito barulho em Essen no ano passado.

A Conclave, que veio com um estande lotado de mesas para testarmos os jogos, apostou suas fichas em Western Legends, um jogo muito bom com temática de velho oeste (quem não gosta?).

Com diversos lançamentos já anunciados para os próximos meses, a Meeple BR também teve sua novidade na feira: Prehistory, um jogo de alocação de trabalhadores, controle e influência de área, na idade da pedra.

A Experiência

Um dos pontos mais fortes do DOFF SP 2019 foram os estandes das editoras com muitas mesas para conhecer e testar os jogos. Em um evento com de board games, consideramos esse um fator fundamental para a experiência.

E vale citar que a maioria das editoras disponibilizou não só as mesas para jogar, mas muitas novidades já estavam a venda em primeira mão. Ou seja, o participante da feira podia sentar com os amigos, testar um jogo e sair de lá com ele na mão caso fosse do interesse, um ponto muito positivo.

Área de palestras contou com conteúdos muito interessantes ao longo dos dois dias

Na área de palestras, além do conteúdo especial com youtubers, designers de jogos, também pudemos assistir o Prêmio Ludopedia 2018, e você pode conferir todos os jogos vencedores clicando AQUI.

Outro ponto positivo do evento foi o conforto geral para os visitantes. Sem filas absurdas e sem super lotação, tornando a experiência muito agradável, até mesmo para se movimentar na feira. Bola dentro dos organizadores.

O Wargame A Song of Ice & Fire estava disponível para teste na Conclave

O que pode melhorar?

Alguns pontos do evento ainda podem melhorar. Sentimos muita falta de um local para alimentação rápida dentro da feira, ou até mesmo um simples local para comprar bebidas. A organização estabeleceu parcerias com restaurantes do lado de fora do centro de eventos são luis, porém a falta de algo básico dentro do pavilhão faz muita falta.

Outro ponto que nos chamou a atenção foi a falta de estandes interativos. Quem apostou nisso foi a Galápagos Jogos, com uma área de D&D (escondida e mal posicionada), a área do torneio de Keyforge e também o projeto Galápagos Ink, para os mais animados em se tatuar. Porém esse exemplo não foi seguido pelas outras editoras, e sabemos que isso faz muita falta em eventos, até mesmo para prender visitantes em determinados locais (tática muito usada em eventos maiores como a BGS ou a CCXP).

Por fim as editoras também perderam uma ótima oportunidade de fazer marketing e criar uma expectativa maior pelos seus lançamentos. Talvez reservar horários na área de palestras poderia causar um impacto bem maior para alguns anúncios, do que apenas deixar exposto na vitrine.

Saldo Geral

Saímos muito satisfeitos em nossa primeira visita ao DOFF. O evento tem um clima especial e é muito bem organizado, existem pontos para melhorar, mas ficamos extremamente satisfeitos com o que vimos e pretendemos voltar com coberturas ainda maiores.

Poder encontrar amigos, conhecer novas pessoas e novos jogos, num ambiente acolhedor, é uma experiência única. Além de mostrar todo o potencial dos jogos de tabuleiro no Brasil.

Jogatina especial com amigos da imprensa | Foto: Ludotable

Trocar figurinhas com colegas de imprensa e até mesmo com os responsáveis pelas editoras é uma experiência enriquecedora também. Podemos conhecer mais a fundo o trabalho de cada um e construir boas pontes para futuras parcerias e amizades.

E se um evento consegue reunir pessoas, gerar amizades e manter o interesse no cenário, significa que ele está no caminho certo.

Nos vemos novamente em breve DOFF!

About Author

Natural da Cidade Imperial/RJ, não subestima o lado negro da força, nem quando precisa lidar com seu bolso vazio a cada lançamento de Action Figure. Sabe que, na Terra Média, o Frodo precisa do Samwise, assim como jogos FPS precisam de mouse e teclado. Enquanto não é consumido pelas chamas, relaxa lendo Tolkien.

Deixe o seu comentário