DC – Conhecendo Shazam!

0

SHAZAM! Ao pronunciar estas palavras o pequeno e frágil Billy Batson se torna o humano mais poderoso da Terra, capaz de rivalizar com o próprio Super-Homem. Essa semana o herói chega aos cinemas e vem com ótimas avaliações pelas mídias especializadas. Já conhece o personagem e está curioso pelo filme? Você pode ver a nossa crítica aqui no site.

Shazam, o herói que originalmente era conhecido como Capitão Marvel, teve sua primeira aparição em 1940, na Whiz Comics. Diferente do que é hoje, o herói não pertencia à DC Comics. Em 1953 o personagem deixou de ser publicado após um processo da DC sobre a Fawcett Comics que alegava que era uma cópia do Super-Homem, só retornando às bancas em 1972 após a DC os licenciar. Mais tarde, graças aos conflitos de nome com o próprio Capitão Marvel da editora rival, o personagem passou a ser conhecido como Shazam, adotando esse nome oficialmente em 2011 com o relançamento dos títulos da editora com Novos 52.

Após encontrar um misterioso homem que se chamava de Mago Shazam, Billy foi escolhido como o campeão da humanidade. Lhe foram concedidos os poderes dos deuses: a sabedoria de Salomão, a força de Hércules, a resistência de Atlas, a magia de Zeus, a coragem de Aquiles e a velocidade e voo de Mercúrio. A partir disto, Billy resolve utilizar seus poderes para fazer o bem.

Apesar da semelhança com o Super-Homem, há uma diferença que muda a dinâmica do personagem: Ao se transformar, Billy se torna um poderoso herói, mas mantém a sua mente de criança. Além disto, o garoto pode compartilhar seu poder com os próximos e lhes garantir habilidades temporárias. Assim nasceu a primeira versão da Família Marvel, composta por Mary Marvel, Capitão Marvel Jr. e o próprio Capitão Marvel.

Seu rol de inimigos é relativamente curto, sendo que apenas dois os mais conhecidos: Adão Negro e Dr. Silvana. Teth Adam, o Adão Negro, foi o filho do imperador egípcio Ramsés II, e após lhe ser concedido os poderes do Mago Shazam, Adão foi consumido pelo poder e se tornou o conhecido vilão. Como punição, o Mago o baniu desta dimensão e ele só conseguiu retornar após Billy conseguir os poderes. Adão Negro possui os mesmos poderes do Capitão Marvel, com adição de que consegue manipular a magia, e rivalizar com outros grandes personagens da DC como Super-Homem e a Mulher-Maravilha.

Dr. Silvana é o inimigo mais clássico do personagem, sendo a maior ameaça de maior parte dos quadrinhos do Capitão Marvel. O personagem atende à uma demanda muito mais simples como vilão, buscando na maior parte de seus ataques apenas derrotar o Capitão Marvel. Geralmente ele utiliza a ciência para opor o Capitão. Dr. Silvana será o vilão principal no filme.

Adão Negro (esq.) e Dr. Silvana (dir.)

Shazam, ou Capitão Marvel, é um herói relativamente simples, e que mostra toda a inocência de uma criança ao se tornar um super-ser com capacidades quase ilimitadas. Por isto o personagem tem histórias muito mais leves, com temáticas mais ligadas à família e amizades.

Neste mês a Panini está lançando dois materiais do personagem no mercado: Shazam e a Sociedade dos Monstros e Shazam! – Com uma Palavra Mágica. Essa segunda junta a primeira parte da história de origem do personagem nos Novos 52.

Shazam! chega aos cinemas dia 04 de Abril. Zachary Levi e Asher Angel estrelam o filme como Shazam e Billy Batson respectivamente. Mark Strong marca presença como o vilão Dr. Silvana. A direção fica por conta de David F. Sandberg.

About Author

Leitor de quadrinhos (tudo que consigo consumir), jogador de MMO e professor de história, tentando fazer tudo uma coisa só pra facilitar a vida.

Deixe o seu comentário