Conheça as diferenças entre Brass Lancashire e Birmingham

0

Brass é um jogo já muito consagrado do designer Martin Wallace, e está retornando em 2 versões Bimingham e Lancashire, após mais de 10 anos do primeiro lançamento.

Brass é um jogo de estratégia econômica que conta a história de empreendedores concorrentes na Inglaterra durante a Revolução Industrial. Cada jogador deve desenvolver, construir e estabelecer suas indústrias e redes para que possa capitalizar a demanda de insumos.

O jogo é jogado em duas fases: a fase do canal e a fase das estradas de ferro. Os pontos são contados no final de cada fase e são obtidos em seus canais, estradas de ferro e indústria estabelecidas. Em cada rodada, os jogadores se revezam de acordo com a trilha da ordem de turno, realizando duas ações, como por exemplo: Construir uma indústria; Construir uma estrade de ferro ou canal; Desenvolver uma indústria; Vender insumo; Pegar um empréstimo.

As cartas de cada jogador limitam onde ele pode construir suas indústrias, mas qualquer carta pode ser usada para desenvolver, vender ações de algodão ou construir conexões. Os recursos são comuns para que, se um jogador construa uma linha ferroviária (que requer carvão), eles precisam usar o carvão da fonte mais próxima, o que pode ser a mina de carvão de um oponente. Brass traz uma elegante gestão de mão combinada a diversas estratégias possíveis e nem um pouco dependentes da sorte. Depois que todas as cartas da fase do canal forem utilizadas a fase termina e uma rodada de pontuação começa. Após a pontuação, todos os canais e todas as indústrias de nível mais baixo são removidos do jogo. Após são distribuídas novas cartas e começa a fase ferroviária. No final da fase ferroviária, ocorre outra rodada de pontuação, em seguida, um vencedor é determinado.

Rotas de Brass

As diferenças entre as versões

Lancashire é o design original do autor Martin Wallace, onde o jogador constrói Minas de Carvão e Siderúrgicas para criar recursos, constrói Minas de Algodão para vender usando portos ou o mercado distante, mais estaleiros para mais pontuação. Birmingham é um design diferenciado, desenvolvido pelo Martin Wallace em conjunto com designers da Roxley.

Em Birmingham cada jogador ainda constrói Minas de Carvão e Siderúrgicas para criar recursos, mas há 3 indústrias diferentes para venda: Olarias, Bens Manufaturados e as clássicas Fábricas de Algodão. Porém, para o jogador poder vender os insumos é necessário que ele consuma um novo tipo de recurso – cerveja -que está disponível em quantidades limitadas com os mercadores. É possível também construir cervejarias. Em suma, Birmingham tira a sorte que existe na venda do mercado distante, usando o controle de cerveja como um fator determinante.

Brass é aquele jogo indispensável para qualquer jogador que curta jogos de estratégia. Com tabuleiros, componentes e arte fantásticos, traz uma mecânica de gestão de mão muito elegante e com temática diferente de tudo o que estamos acostumados.

About Author

Natural da Cidade Imperial/RJ, não subestima o lado negro da força, nem quando precisa lidar com seu bolso vazio a cada lançamento de Action Figure. Sabe que, na Terra Média, o Frodo precisa do Samwise, assim como jogos FPS precisam de mouse e teclado. Enquanto não é consumido pelas chamas, relaxa lendo Tolkien.

Deixe o seu comentário