5 ótimos Board Games inspirados em H.P. Lovecraft

0

Não há como ser fã do gênero literário de terror e não ser muito fã do americano H.P. Lovecraft. O escritor revolucionou o Terror unindo-o à fantasia e à ficção científica. Mesmo tendo falecido há mais de 80 anos, seus livros e seus personagens ainda fazem parte do imaginário popular. Em especial, nosso querido e terrível Cthulhu, dono de minhas histórias preferidas e de alguns pesadelos apavorantes.

Pois eis que algumas editoras de Board Games resolveram juntar essas duas coisas que eu adoro tanto: Jogos de tabuleiros e os contos de Lovecraft. São muitos os jogos inspirados nos livros do escritor. E se você acha que conhece Board Games pelas brigas com os amigos depois de WAR ou Banco imobiliário, vocês precisam entrar nesse mundo para perceber que é muito mais do que isso.

Escolhemos para vocês 5 jogos incríveis para conhecerem o mundo obscuro de Lovecraft (E mais um de bônus porque quem sabe sensibilizamos alguma editora para trazê-lo para o Brasil). São jogos cooperativos ou competitivos para todos os gostos. Se você quer derrotar monstros e demônios ou se quer apenas ferrar os amiguinhos, esse é o artigo para você.

  • Munchkin Cthulhu (2007)

Idade: + 10 anos

Tempo: 90 minutos

Jogadores: 3 a 6

Editora: Galápagos Jogos

Vocês gostavam de despertar o ódio dos amiguinhos em partidas de War? Bem, talvez esse seja o jogo para você. Munchkin é a porta de entrada dos jogos competitivos no mundo dos Board Games. Não podemos dizer que é um jogo simples, mas depois que você se familiarizar com as regras (e perceber que estava jogando errado nas últimas dez vezes), ele vai fluir fácil e de maneira muito divertida!

O Munchkin Cthulhu é um jogo temático do universo Munchkin. É um jogo de cartas onde você tem como objetivo matar monstros (ou ajuda-los), adquirir tesouros (ou distribuir maldições), visando subir de nível até o nível 10, enquanto impede que os amiguinhos cheguem lá. A diferença do Cthulhu para o Munchkin comum é por se utilizar do universo de Lovecraft, satirizando os Mythos, e conta com quatro novas classes, como o Cultista.

  • Pandemic: O Reino de Cthulhu (2016)

Idade: + 14 anos

Tempo: 40 minutos

Jogadores: 2 a 4

Editora: Devir Brasil

Foi traumatizado pela prisão do Banco Imobiliário? Bem, talvez um jogo Cooperativo seja para você. O Pandemic: O Reino de Cthulhu é uma versão do famoso jogo Pandemic. Neste jogo, os jogadores recebem cartas que dão a eles habilidades e eles tem 4 ações por rodada para chegar em seu objetivo.

O que diferencia do jogo original é que no Reino de Cthulhu não há doenças, mas um mal antigo, conhecido como Grandes Anciões, que está saindo de uma prisão cósmica, ameaçando invadir o mundo. Os jogadores são investigadores que precisam fechar os portais para evitar que esses seres dominem o mundo, antes que percam a sanidade. É um jogo simples e bem divertido!

  • Elder Sign (2011)

Idade: + 13 anos

Tempo: 90 minutos

Jogadores: 1 a 8

Editora: Galápagos Jogos

Este é outro jogo excelente para quem está começando no universo dos Board Games. Com um ritmo rápido, este jogo de dados é cooperativo e dá para juntar a galera, já que comporta até 8 jogadores.

Nesse jogo, nós nos tornamos mais uma vez investigadores que querem impedir que um dos Anciões, uma criatura maligna que vive entre as dimensões, entre em nosso mundo. Rolando uma série de dados especiais, temos que investigar o museu e seus arredores, lugar por onde ele está tentando entrar.  Uma mecânica de contagem regressiva faz o Ancião aparecer se os investigadores não forem rápidos o suficiente. E se isso acontecer, nós teremos uma boa batalha pela frente.

Este jogo possui seis expansões. Ou seja, temos material para muitas partidas!

  • Eldritch Horror (2013)

Idade: + 14 anos

Tempo: 240 minutos

Jogadores: 1 a 8

Editora: Galápagos Jogos

Este é o jogo preferido desta pessoa que vos fala! Sim, ele é bem longo, mas, honestamente, ele é tão interessante e complexo que vocês não vão ver a hora passar! Não é uma boa escolha para quem estiver começando, pois ele é bem cheio de regras e repleto de cartas e pecinhas e pistas e muitas e muitas outras coisas. Ou seja, perdemos um bom tempo apenas montando-o! Se você já está um acostumado com board games ou com jogos de RPG vai ama-lo tanto quanto eu.

Lá vem os grandes Antigos querendo destruir o mundo novamente. Ctulhu está à espreita! Nós somos investigadores viajando pelo mundo, tentando descobrir pistas, lutar contra monstros, embarcar em aventuras exóticas e enfrentar situações inusitadas. Passamos por cidades famosas, por pirâmides, por desertos… Tudo isso tentando salvar o mundo. Já falei que amo esse jogo?

Eldritch Horror é inspirado no famoso Arkham Horror, que também é excelente. Possui 8 expansões maravilhosas e vocês podem me presentear com todas quando quiserem.

  • Mansions of Madness (2011)

Idade: + 13 anos

Tempo: 120 minutos

Jogadores: 2 a 5

Editora: Fantasy Flight Games

Monstros espreitam os arredores de Arkham. Muitos mistérios aparecem enquanto vítimas são devoradas ou perdem a sanidade. Cabe então a nós, corajosos investigadores, decifrar os enigmas, lutar com monstros e salvar as vítimas.

O mais legal desse jogo, que o deixa tão divertido, é que em cada partida uma história pré-determinada vai nos dar o mapa do local que iremos investigar. Vamos abrindo-o aos poucos, conforme você vai jogando. O ponto alto é a narrativa do jogo, através do uso de um Tablet, que o deixa emocionante! Outro ponto positivo são as miniaturas que são muito bonitas, deixando o visual bem interessante. Por outro lado, a parte ruim dele é que demora demais em sua montagem. As vezes até mais do que uma partida, podendo deixa-lo um tanto monótono!

Mansions possui 9 expansões e estamos mais pobres apenas ao pensar nelas.

*Bônus: Cthulhu Wars

Idade: + 12 anos

Tempo: 90 minutos

Jogadores: 3 a 4

Editora: Green Eye Games

Esse foi escolhido como bônus porque estou esperando ganhar na Mega Sena ou alguma editora nacional ser bem legal e trazer ele para cá com um preço razoável. Afinal, esse jogo com algumas das miniaturas mais lindas que já vi, custa a bagatela de 299,00 Trumps na Amazon gringa. O valor é justificado pelo tamanho gigante do jogo. São 74 estatuetas de cultistas, monstros, alienígenas e os Grandes Antigos, medindo entre 20mm e 180mm.

Cthulhu Wars é um jogo de estratégia onde os jogadores assumem o papel de deuses e raças alienígenas, tiradas dos mitos de Lovecraft. O tabuleiro é um mapa da Terra. Cada jogador assume uma das quatro facções presentes. No início de cada turno, os jogadores reúnem poderes que serão gastos para realizar tarefas na fase de ação. Quando todos os jogadores ficarem sem poder, a fase de ação termina e o próximo turno começa. O vencedor é o primeiro jogador a somar 20 pontos na trilha de condenação. Jogo para ferrar os amiguinhos com seus monstros, feitiços e habilidades especiais que cada facção tem em especial. Ou seja, prestem bastante atenção ao escolher a facção que vão assumir!

Esse jogo lindo tem (snif!) 19 expansões e essa jogadora por aqui não tem dinheiro nem para comprar o jogo. Que vida injusta!

Espero que tenham gostado de nossa seleção! Bom divertimento e me convidem para jogar!

About Author

DCzete que adora a Marvel, escritora, melhor amiga de Leia Organa, prima do Superman, moradora de Valfenda e membro da Corvinal. Ok! Talvez alguns deles, apenas em sua imaginação. Bernard Cornwell e Neil Gaiman guiam sua vida.

Deixe o seu comentário