Estamos na metade do março e agora já podemos falar com tranquilidade da temporada de janeiro. Para quem não sabe ou não lembra, no Japão os animes são liberados em 4 temporadas ao longo do ano: janeiro (inverno) – abril (Primavera) – julho (Verão) – outubro (Outono). Cada temporada dura 3 meses e nos apresenta uma média de 40 a 50 animes.

Ou seja, humanamente impossível ver todos, já que temos que dividir nosso tempo em trabalhar, estudar, comer, dormir, filmes, séries, livros e etc.

Para facilitar a vida de todos, resumimos nessa lista 10 animes dessa temporada que valem a pena investir o seu tempo. E sim a ordem que colocamos faz diferença, analisando experiências pessoais e de outros da comunidade “otaku” que já tiveram oportunidade de conferir esse animes.

Vale lembrar que as notas do MAL (My anime List) não define se um anime é bom ou não, mas como as notas são baseadas nas opiniões de varias pessoas é um bom jeito de filtrar de 50 para 10.

10º Revisions

Fonte: Original
Gênero: Ação, Sci-fi, Suspense
Diretor: Goro Taniguchi (Code Geass: Lelouch of the Rebellion)
Estúdio: Shirogumi 
Episódios: 12
Nota MAL: 6.46

Sinopse: Quando criança Daisuke Dojima é sequestrado. Ele e seus amigos se veem envolvidos em um misterioso quando uma agente do futuro chamada Milo restagata o garoto e alerta as cinco crianças para estarem pra paradas para algo que aconteceria no futuro. Alguns anos depois a área central de Shibuya, onde moram,  se eleva e viaja 300 anos no futuro. Lá eles encontram um enorme deserto e uma floresta com ruínas. Nesse futuro, eles terão que trabalhar com os habitantes da época para operar gigantescos monstros mecânicos.

Nota: Para mim, animação feitas em computação gráfica deixam muito a desejar. No entanto para quem curte o estilo Mecha, é um bom anime com uma historia interessante.  Além disso, tem o diretor de Code Geass que é bem experiente.

Ainda sem data de estreia no Brasil o anime será distribuído pela Netflix.

9º  Boogiepop Wa Warawanai

Fonte: Light Novel
Gênero: Ação, Mistério, Sobrenatural, Horror, Psicológico 
Diretor: Shingo Natsume ( ACCA, One Punch Man)
Estúdio: Madhouse (Death Note, Hunter x Hunter)
Episódios: 18
Nota MAL: 7.04

Sinopse: Existe uma lenda urbana que as crianças contam umas para as outras sobre um shinigami que pode livrar as pessoas de toda a dor e sofrimento pelo qual elas passam. Este ‘Anjo da Morte’ tem um nome: Boogiebop. E sua lenda é verdadeira. Boogiebop é real.

Nota: Um anime de mistério, terror e psicológico. Quem gosta do gênero, ficará bem empolgado em como a historia vai se desenrolando.

No Brasil o anime está sendo transmitido pela Crunchyroll

8º Fukigen na Mononokean Tsuzuki 2 

Fonte: Mangá
Gênero: Comédia, Slice of Life, Sobrenatural
Diretor: Akira Iwanaga (Tegamibashi)
Estúdio: Akira Iwanaga (Tegamibashi)
Episódios: 12
Nota MAL: 7.55

Sinopse: Um estudante do ensino médio chamado Hanae Ashiya, passa os primeiros sete dias de escola na enfermaria porque foi assombrado por um yokai, cansado ele acaba acaba pedindo ajuda para o proprietário de uma pequena casa de chá, “Mononokean”. O exorcista que ele conhece é um jovem rabugento, Haruitsuki Abeno, e por várias razões, Ashiya acaba trabalhando para o Mononokean.

Nota: Nessa segunda temporada continuamos acompanhando Hanae e Haruitsuki  no mundo dos exorcistas.

No Brasil o anime está sendo transmitido pela crunchyroll.

7º  Kakegurui  X X

Fonte: Mangá
Gênero: Psicológico, Suspense
Diretor: Yuuchirou Hayashi (Garo)
Estúdio: MAPPA (Garo)
Episódios: 12
Nota MAL: 7.55

Sinopse: A academia Hyakkaou Private é uma escola especial de elite que permite aos estudantes fazerem apostas entre si, com qualquer coisa em jogo. Para quem ganha a escola é um paraíso, mas para os perdedores, a escola se torna um mar de torturas, tanto psicológica quanto física. Acompanhamos um garoto que acaba por perder uma grade aposta, e uma misteriosa estudante que se transfere repentinamente e que começa a realizar feitos inesperados

Nota: Yumeko Jabami volta mais louca do que nunca, e agora vai enfrentar novos jogadores tão bons quanto ela. Se você ama jogos, principalmente jogos de azar, vai se identificar muito com a Yumeko.

Primeira temporada está disponível na Netflix, a segunda ainda não.

6º Doukyonin wa Hiza, Tokidoki , Atama no Ue (My Roommate is a Cat)

Fonte: Mangá
Gênero: Comédia, Slice of Life
Diretor: Kaoro Suzuki (Dive)
Estúdio: Zero-G (Grand Blue) Episódios: 12
Nota MAL: 7.70

Sinopse: Mikazuki Subaru, um romancista tímido que tem dificuldades em se relacionar com outras pessoas, e um gato abandonado pelos humanos que passou por maus bocados nas ruas. Por um acaso do destino, os dois acabam morando juntos. Um conto comovente do dia-a-dia dos dois, sob o ponto de vista do humano e do felino. Momentos triviais que, aos poucos, fazem dos dois uma família e os ajudam a encontrar felicidade juntos.

Nota: Esse anime é muito fofo. O mais interessante é que deduzimos que um animalzinho está fazendo isso ou aquilo por uma determinada razão, e o anime nos mostra que não é nada disso, aliás que é algo muito mais simples.

No Brasil o anime está sendo transmitido pela Crunchyroll

5º Kaguya-sama wa Kokurasetai: Tensai-tachi no Renai Zunousen ( Love Is War)

Fonte: Mangá
Gênero: Comédia, Romance, Escolar
Diretor: Mamoru Hatakeyama (Sankarea, Shōwa Genroku)
Estúdio: A-1 Pictures (Sword Art Online, Shigatsu wa Kimi no Uso)
Episódios: 12
Nota MAL: 8.33


Sinopse: Kaguya Shinomiya e Miyuki Shirogane são membros do incrivelmente prestigiado conselho estudantil da academia Shuichi, afirmando suas posições de os gênios entre os gênios. Todo o tempo que os dois passaram juntos acabou criando um sentimento um pelo outro, mas o seu orgulho os impede de ser a pessoa que se confessou e a pessoa submissa. Amor é uma guerra e a batalha para fazer o outro se confessar começa agora.

Nota: Pra quem é fã de comédia romântica vai se divertir muito com a historia desse anime e se identificar muitas vezes com alguns dos personagens.

No Brasil o anime está sendo transmitido pela Crunchyroll

4º Tate no Yūsha no Nariagari
(The Rising of the Shield Hero)

Fonte: Light Novel
Gênero: Fantasia, Ação, Comédia, Aventura
Diretor: Takao Abo (Norn9)
Estúdio: Kinema Citrus (Made in Abyss, Black Bullet)
Episódios: 25
Nota MAL: 8.39

Sinopse: Iwatani Naofumi é invocado para um mundo paralelo para se tornar um dos quatro heróis lendários (espada, arco, lança e escudo). Ele é nomeado o herói do escudo. Começando com uma popularidade baixa e rotulado como o mais fraco, Naofumi se encontra traído no seu terceiro dia naquele mundo. Tendo perdido a fé nas pessoas e quase todo seu dinheiro, tudo o que sobrou é o escudo lendário que recebeu. Jurando se vingar de quem o havia traído e não confiar em mais ninguém ele decide comprar uma pequena escrava arredia e traumatizada. Juntos eles vão mudar um ao outro.

No Brasil o anime está sendo transmitido pela Crunchyroll

3º Dororo

Fonte: Mangá
Gênero: Ação, Aventura, Sobrenatural
Diretor: Furuhashi Kazuhiro (Rurouni Kenshin: Meiji Kenkaku Romantan)
Estúdio: Mappa (Inuyashiki)
Episódios: 24
Nota MAL: 8.59

Sinopse: Ambientado no Japão Feudal, Dororo é uma história de aventura e suspense, com toques de terror. Daigo Kagemitsu, vassalo de um general samurai oferece a 48 demônios 48 partes do corpo de seu filho que ainda não nascera, pedindo em troca o domínio sobre o Japão. O bebê nasce frágil sem partes importantes de seu corpo, e é logo atirado a um rio, de onde é resgatado por um curandeiro que lhe faz próteses e lhe salva a vida. O menino cresce sob o nome de Hyakkimaru e descobre a respeito de sua maldição: cada demônio daqueles 48 que ele matar o trará de volta uma parte de seu corpo, e logo sua humanidade roubada. Ele parte em sua jornada sobrenatural junto a Dororo, um menino ladrão, por entre fantasmas e demônios.

Nota: Como disse no começo, as notas do MAL são apenas para ajudar na listagem, esse anime por exemplo na minha lista pessoal estaria em primeiro lugar. Baseado em um mangá de 67, o anime é um reboot e chega em comemoração aos seus 50 anos. Esse anime é uma verdadeira obra de arte.

Obs: farei uma matéria especial aqui no site sobre Dororo porque ele MERECE SIM.

Infelizmente até a data dessa publicação, o anime não teve lançamento no Brasil.

2º Yakusoku no Neverland (The Promised Neverland) 

Fonte: Mangá
Gênero: Suspense, Mistério 
Diretor: Mamoru Kanbe 
Estúdio: CloverWorks 
Episódios: 12
Nota MAL: 8.61

Sinopse:  Emma, Norman e Ray são as crianças mais brilhantes do orfanato Grace Field House. E sob os cuidados da mulher que eles chamam de “mãe”, todas as crianças tiveram uma vida confortável. Boa comida, roupas limpas e o ambiente perfeito para aprender – o que mais um órfão poderia pedir? Um dia, porém, Emma e Norman descobrem a obscura verdade do mundo exterior que eles são proibidos de ver.

Nota: A única coisa “ruim” do anime é que as partes mais “sinistras” foram muito suavizadas, deixando toda a ambientação bem mais leve que no mangá.

No Brasil o anime está sendo transmitido pela Crunchyroll.

1º Mob Psycho 100 II

Fonte: Mangá
Gênero: Ação, Comédia, Sobrenatural, Slice of Life
Diretor: Yuzuru Tachikawa (Death Parade)
Estúdio: Bones (Noragami)
Episódios: 12
Nota MAL: 8.89

Sinopse: Kageyama Shigeo (também conhecido pelo apelido “Mob”) é um jovem estudante do oitavo ano da escola, que possui habilidades psíquicas. Ele pode entortar colheres e fazer objetos flutuarem com a força da sua mente desde pequeno, mas aos poucos começou a manter isso em segredo, a fim de evitar toda a atenção negativa que recebia. Agora, a única coisa que ele deseja é virar amigo de Tsubomi, uma garota de sua classe. Junto de seu “mentor psíquico” (que na verdade não tem poderes psíquicos), ele continua sua rotina diária trabalhando no escritório paranormal, procurando entender seu propósito de vida.

Nota: Calma, não confunda com Saiki kuso, por mais que a premissa dos protagonistas sejam parecidas, as duas séries são bem diferentes, mas incrivelmente boas. Mob é do famoso mangaka One que apresentou ao mundo em 2017 One Punch Man.

No Brasil o anime está sendo transmitido pela Crunchyroll

BÔNUS

Saiki Kusuo no Psi-nan

Fonte: Mangá
Gênero: Comédia 
Diretor: Hiroaki Sakurai (Maid-sama)
Estúdio: J.C Staff (Danmachi, Sakurasou)
Episódios: 2 epsodios
Nota MAL: 8.65

Sinopse:  Para qualquer pessoa, ter habilidades psíquicas seria uma bênção. Mas para o jovem Kusuo Saiki, estas só causam-lhe problemas. Dotado de uma grande variedade de habilidades sobrenaturais como raio-x e telepatia, Saiki é forçado a lidar com a loucura das pessoas enquanto tenta ter uma vida normal.

Nota: Infelizmente o mangá chegou ao fim e o anime ganhou 2 episódios especiais para finalizar a série.

No Brasil o anime está sendo transmitido pela Netflix.

Não teve um trailer oficial da terceira temporada.

Agora queremos saber de vocês. O que acharam dos animes da lista e quais vocês estão acompanhando ou vão começar a assistir?

Publicitária, Corvinal com certeza, nascida e criada no interior, fã de animes, mas detesta o título "otaku". Sonha um dia receber o título de  "sommelier de animes". Mas, no fim das contas, cada um de nós é um cérebro, um atleta, um caso perdido, uma princesa e um criminoso. Isso responde a sua pergunta?

Deixe uma resposta