Aconteceu em São Paulo de 12 à 16 de fevereiro a Campus Party 2019, considerado como um dos principais eventos de tecnologia do país. Durante os cinco dias, os campuseiros viveram uma imersão em um ambiente propício para a inovação, troca de conhecimento e até novos negócios. Afinal, você sabe o que é um Campus Party e o que acontece lá? Aqui vamos falar e mostrar um pouco do que rolou no Expo Center Norte.

Foto: Roberto Nascimento

Campus Party chega este ano a sua 12ª edição (CPBR12), dividida em 3 áreas: Open Campus, Arena e Camping. Na Open Campus que é a área gratuita do evento, o público tinha acesso a simuladores, drones, estandes de patrocinadores, MakerSpace, Startups & Makers, educação do futuro, Roboticampus e Campus Jobs. Para quem é curioso em ir em uma Campus Party, este espaço é ideal para ter uma ideia de como funciona o evento. Além disso, a Open Campus esteve aberta em  dias e horários específicos, você entenderá no próximo assunto porque estou dizendo isto.

Foto: Roberto Nascimento

A Arena é a área paga do evento, com palestras, Workshops, Hackathons, bancadas com internet de alta velocidade e 3 academias:Gamers, Developers e Creators. Aqui vale destacar que todas estas atividades acontecem tanto de dia, como à noite e madrugada a dentro. Você deve estar se perguntando: essa galera não dorme? Sim, e é no Camping.

Foto: Roberto Nascimento

Complementando a área paga do evento, o Camping é um local reservado para as pessoas que compraram ingresso com Camping. Barracas, duchas, e um espaço wellness para cuidados com a saúde e bem-estar ficam à disposição, além de uma padaria. Quando acabar a Campus Party, você pode levar a barraca para casa. O campuseiro também poderia comprar o pacote de alimentação (café da manhã, almoço e jantar), um refeitório do evento. Além disso o evento disponibilizou uma praça de alimentação com alguns estabelecimentos e microondas.

Foto: Roberto Nascimento

Vale destacar que o evento realizou em conjunto com o Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) uma campanha de arrecadação de resíduos eletrônicos durante todos os dias (20 toneladas foram arrecadados), em troca de Day Pass para acessar a Arena. Uma forma do público conhecer a área paga e ajudar com insumo para a formação de jovens, que posteriormente serão doados a pontos de Inclusão Digital, como bibliotecas, escolas públicas e telecentros.

Para acessar a área paga, era necessário passar por sistema de identificação de biometria e credencial, além de revista de bolsas/mochilas e por detector de metais. Tudo para garantir a segurança dos participantes, achei super válido.

Os campuseiros puderam aproveitar mais de 900 palestras divididas em oito palcos temáticos: Feel the future (palco principal), STEAM (sigla para Ciência,Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), Startups, Entrepreneurship,  Makers, Coders, Games e Creativity.

Foto: Roberto Nascimento

Entre as palestrantes participantes, tivemos do engenheiro brasileiro Ivair Gontijo que trabalha na NASA, o primeiro astronauta brasileiro Marcos Pontes (atual Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações)  e cofundador do Waze, Uri Levine.

Em relação aos workshops, durante os dias que estivemos no evento observamos em diversos lugares eles eram realizados. Haviam workshops organizados por iniciativa da Campus Party, de patrocinadores, mas também organizados pelos próprios campuseiros. O compartilhamento de conhecimento acontecia a todo momento,sobre diversos temas.

Foto: Roberto Nascimento

Os principais números oficias divulgados pela organização da Campus Party Brasil 2019

  • Público presente: 130 mil pessoas
  • Total de campuseiros: 12.500, sendo 8.000 acampados
  • Barracas: sendo 5 mil simples e 1.500 duplas
  • Atividades: mais de 1000 horas de conteúdo / mais de 900 palestrantes / cerca de 231 workshops

Produção e Tecnologia

  • Velocidade da internet – 40 GBps
  • Envolvidos na organização – mais de 3.000 pessoas

Outros Números

  • Patrocinadores, Apoiadores, Parceiros, Media Partners e Influenciadores: 147 empresas
  • Universidades: 40 instituições
  • Jornalistas, blogueiros e profissionais de imprensa cadastrados para cobertura: mais de 800

Programa Campus Future

  • 41 projetos selecionados para participar do programa
  • Destaques Campus Future: MinervaBots, Polimex e Ex Machina Prótese Mioelétrica.

Programa Startup &Makers

  • Selecionados para a Campus Party Brasil: 120 startups, sendo 60 growthstage, 60 earlystage
  • Destaques Startup & Makers: Growth – Desquebre, Keepz e Cuboz / Early – Print Green 3D, Smart Capacete e Verifact

E não para por ai, a Campus Party já tem data para sua próxima edição, ela acontece entre os dias 19 e 23 de junho em Brasília. Já existe a pré-venda de ingressos para a Campus Party 2020, a CPBR13, no site oficial. Mas sem data e locais confirmados. Até a proxima!

Beto, paulista, sempre em busca de bons shows, viagens, livros, cultura pop em geral (não necessariamente nesta ordem). Fã de Star Wars, DC, Marvel entre outras coisas mais. Amante do universo da fotografia, sempre fazendo registros por onde passo.

Deixe uma resposta