Um novo estudo, feito pela Universidade College London e financiada pela empresa Audible comprovou que audiobooks nos deixam mais emotivos do que filmes.

O estudo foi feito na Universidade College London, uma universidade pública. Fonte: Google
O estudo, com o título de Measuring narrative engagement: The Heart Tells the Story, contou com 102 participantes que ouviram ou assistiram à momentos impactantes de 8 obras: Alien, de Alan Dean Foster; O Código Da Vinci, de Dan Brown; A Guerra dos Tronos, de George R.R. Martin; A Garota no Trem, de Paula Hawkins; Grandes Esperanças, de Charles Dickens; O Cão dos Baskerville, de Sir Arthur Conan Doyle; Orgulho e Preconceito, de Jane Austen; e O Silêncio dos Inocentes, de Thomas Harris.
Os participantes que ouviram os audiobooks demonstraram maior mudança física, como pulso acelerado e temperatura do corpo elevada. No entanto, ainda há alguns que alegam que a parte visual ainda é mais cativante.
O estudo não é definitivo, afinal foi trabalhado com uma parcela pequena de pessoas e de material, mas é a primeira fase de uma longa parceria com a Audible.

Audible, empresa que trabalha com audiobooks, financiou a pesquisa. Fonte: Google
Entender como e por que nosso cérebro processa informações e emoções terão aplicações amplas, chegando até o campo da medicina. Mas, por enquanto, o CEO da Audible, Don Katz, está contando que, ao financiar esse projeto, sua empresa poderá tomar decisões mais inteligentes sobre o que produzir e talvez até usar essa informação para informar autores de como escrever seus livros.
É uma pesquisa que valhe a pena esperar para ver seus resultados.