O 14º título da Graphic MSP chegou ao mercado no fim do ano passado. Astronauta: Assimetria foi o responsável por abrir a terceira leva de títulos que vieram como graphic novels para reimaginar a história dos personagens criados por Maurício de Sousa. Em sua terceira aventura Astro parte novamente ao espaço (como é de se esperar) em busca de si mesmo, desta vez rumo a Titã, lua de Saturno, em uma missão solo, diferente do que ocorrera em Singularidade.

Enquanto Magnetar fazia uma maravilhosa estreia do projeto com uma história sobre exploração e solidão, assim como sempre fora a ideia original do personagem, Singularidade veio como a “aventura espacial da semana”, colocando o personagem contra outro agente espacial em mais uma missão de exploração a lugares desconhecidos. Assimetria rompe com Singularidade ao trabalhar melhor a questão da solidão de Astro, pegando o seu desconforto em estar em Terra, que aparece no começo do segundo título, e destrinchando as questões que passam em sua cabeça ao longo do título.

O roteiro e arte (agora digital) de Danilo Beyruth unido às cores de Cris Peter tornam essa aventura algo que parece ter saído direto da combinação de Stan Lee e Jack Kirby. Diversas referências lembram os personagens criados por estes dois artistas, com um roteiro que mistura as aventuras e personagens do Quarteto Fantástico e Surfista Prateado. É válido, ainda, ressaltar uma arte de páginas dupla e duas artes de página completa ao longo da história que são, provavelmente, as mais belas artes de toda Graphic MSP até o momento.

Algo que deve ser parabenizado no projeto é a produção da capa de seus títulos. Em um período que capas são apenas grandes amostragens artísticas de desenhistas específicos, o projeto nos traz capas com grande valor narrativo, servindo como prévia do conteúdo da HQ.

Distorções temporais, seres extradimensionais e personagens novos servem como expansão do universo de Astronauta, enriquecendo o belo trabalho que já tem sido feito ao longo dos dois títulos passados.

Avaliação Final

45%
45%
Muito Bom

Astronauta: Assimetria (2017)
País: Brasil | Editora: Maurício de Sousa | Páginas: 96 | Preço: R$36,90 capa dura / R$26,90 capa cartão
Roteiro e arte: Danilo Beyruth | Cores: Cris Peter

  • 4,5
  • User Ratings (1 Votes)
    3.8

Leitor de quadrinhos (tudo que consigo consumir), jogador de MMO e professor de história, tentando fazer tudo uma coisa só pra facilitar a vida.

Deixe uma resposta