The Marvelous Mrs Maisel – Crítica

0

Na última segunda feira, 17/09, aconteceu um dos principais eventos de premiação para televisão dos Estados Unidos: O Emmy Awards. Muito se falava em quantos prêmios levariam Game of Thrones, Westworld, This is Us, The Crown e The Handmaid’s Tale. Todas séries dramáticas. Há anos que nenhuma comédia chamava muito a atenção a ponto de ser citada. Até esse ano.

Com 8 prêmios, incluindo melhor série, direção, roteiro, elenco, atriz e atriz coadjuvante de comédia, The Marvelous Mrs Maisel foi o grande nome da noite e fez todo mundo, que não sabia de sua existência, se perguntar se ela seria tão boa assim. A resposta curta? Sim, é! Nunca na história uma comédia ganhou tantos prêmios em uma única vez e não é à toa!

The Marvelous Mrs Maisel é uma série original da Amazon Prime Video e pode ser vista na plataforma também aqui no Brasil. Foi criada por Amy Sherman-Palladino, que já nos havia conquistado há tanto tempo com Gilmore Girls (Estou até pensando em perdoá-la por aquele fim miserável da última temporada). Essa deliciosa série tem uma temporada até agora (e uma segunda confirmada) com 8 episódios de cerca de 60 minutos que passam como se fossem 15.

Na Nova York de 1958, Miriam Maisel (Rachel Brosnahan) é uma jovem doce, recatada e do lar, mãe de dois filhos, cuja vida era realizar o sonho do marido Joel (Michael Zegen) de ser um comediante. Até que ele decide deixa-la pela sua secretária. É a partir daí que a vida de nossa heroína começa a se torna interessante. Após uma bebedeira, ela sobe ao palco do mesmo bar onde o marido se apresentava (de maneira pífia, à propósito) e mostra quem é a grande comediante da família.

Não há como não amar Miriam “Midge” Maisel. Com a interpretação magnifica de Rachel Brosnahan, que rendeu o merecido Emmy, você se envolve de imediato com ela. E esse amor cresce junto com o amadurecimento e evolução de Midge. De uma moça quase infantil e – por que não – fútil, para uma mulher moderna, guerreira e extremamente atual. Só por ela já valeria a pena assistir.

Mas Amy Sherman-Palladino e os diálogos mais rápidos do Upper West Side (que nos fazem lembrar demais de Gilmore Girl) nos brindam com um retrato incrível, tanto da época, quanto da cidade. A direção é um primor! As tomadas com as pessoas e prédios os transformam quase em personagens a parte. A cidade é viva e faz você pensar que Mrs Maisel não poderia se passar em nenhum outro lugar do mundo.

O figurino é um espetáculo à parte! Os vestidos, os ternos, os chapéus, tudo nos transporta para a década de 50 com um único olhar. E se eles não conseguirem fazer isso para você, as músicas escolhidas à dedo irão! Elas funcionam muito mais do que para dar emoção, mas para ligar uma cena a outra e ambientar-nos ainda mais à época. Anos 50 puro!

E se Midge Maisel é incrível, podemos falar o mesmo de seus pais, Abe e Rose Weismann. Interpretados de maneira deliciosa por Tony Shalhoub e Marin Hinkle, eles são o casal modelo da época. Ele, professor respeitado, sério, que aparentemente não se preocupa muito com a vida da filha. Ela, uma típica dona de casa cujo maior pavor é que os vizinhos saibam que sua filha está separada. No entanto, ao decorrer da série nós percebemos que nada é preto e branco, assim como na vida real. E são essas nuances, essas cores ao longo do preto e branco, que tornam tudo tão interessante.

Lembram de Miss Celine, de Gilmore Girls? Ela era interpretada pela atriz Alex Borstein, a mesma que acabou de ganhar o Emmy de melhor atriz coadjuvante de comédia. Pois em Mrs Maisel ela é Susie Myerson, gerente do Gaslight Café, onde Midge se apresenta inicialmente. Susie é mal-humorada, briguenta, chata, sistemática e, ainda assim, nós acabamos por amá-la, assim como Midge o faz. Outro Emmy merecido!

The Marvelous Mrs Maisel se passa nos anos 50, mas não poderia ser mais atual. Nos dá uma lição de feminismo, de empoderamento feminino, mas nas entrelinhas. Ela nos mostra que a mulher pode fazer e ser o que desejar e essa é uma lição que todas nós precisamos aprender. Mrs Maisel não é uma sitcom. Não espere as risadas ao fundo ou gargalhar na maior parte do tempo. Mas ela é divertida demais, assim como a vida é quando nós permitimos.

100%
100%
Awesome

The Marvelous Mrs Maisel - 1ª Temporada (2017)
País: EUA | Estreia: 29 de Novembro de 2017
Direção: Amy Sherman-Palladino, Daniel Palladino, Scott Ellis
Elenco: Rachel Brosnahan, Alex Borstein, Michael Zegen, Marin Hinkle, Tony Shalhoub, Bailey De Young, Luke Kirby, Matilda Szydagis, Matteo Pascale, Nunzio Pascale, Kevin Pollak, Caroline Aaron, Brian Tarantina, Holly Curran, Joel Johnstone, Erin Darke, Lilli Stein e Wakeema Hollis

  • 5
  • User Ratings (0 Votes)
    0

About Author

DCzete que adora a Marvel, escritora, melhor amiga de Leia Organa, prima do Superman, moradora de Valfenda e membro da Corvinal. Ok! Talvez alguns deles, apenas em sua imaginação. Bernard Cornwell e Neil Gaiman guiam sua vida.

Deixe o seu comentário