Bienal do Livro 2018 – Confira os destaques do evento

0

Entre os dias 13 a 12 de agosto, ocorreu a 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Com diversas atrações para os amantes da literatura, a feira apresentou estandes com interação multimidia, ambientes para fotos, bate-papos, e claro, muitas promoções.

Logo de cara temos um dos grandes destaques: o gigante estande da Microsoft que trouxe a “Sala de Aula de 2030”, um ambiente interativo que imagina uma sala de aula futurista com atividades envolvendo realidade virtual e games. Além disso, apresenta o seu Assistente Literário inteligente – ou simplesmente, ALi –, uma iniciativa que deve revolucionar o universo dos leitores usando inteligencia artificial. Outra atração interessante era um painel equipado com uma câmera que fazia o reconhecimento facial do público, indicando sexo e idade das pessoas que paravam diante do visor.

A Microsoft ofereceu diversas atividades interativas na Sala de Aula de 2030.

Para os amantes dos universos fantásticos, a HarperCollins caprichou na ambientação: para os fãs de Harry Potter e seu recente spin-off nos cinemas, Animais Fantásticos e Onde Habitam, era possível tirar fotos na maleta mágica do magizoologista Newt Scamander, protagonista dos novos filmes. Já para divulgar as obras do gênio J.R.R. Tolkien, cujos direitos de publicação no Brasil foram adquiridos pela editora recentemente, tivemos a clássica casa de Bilbo e Frodo Bolseiro, protagonistas de O Hobbit e O Senhor dos Anéis.

Uma das áreas mais interessantes – e bem acessível – do evento é o Museu da Língua Portuguesa. Fechado há 3 anos, o ambiente trouxe parte do acerto para a Bienal e contou com vídeos, musicas e diversas atividades para os visitantes. O espaço ainda trouxe a Praça da Língua, com brincadeiras e jogos, como por exemplo um “criador de histórias express” onde o público poderia criar um mini-conto ao girar cinco roletas e, no processo, ter contato com palavras portuguesas que não utilizamos por aqui.

O Museu da Língua Portuguesa era uma das exposições mais divertidas da Bienal 2018.

Fora isso, a Bienal contou com diversos paineis com youtubers e grandes nomes nacionais e internacionais: as atrizes Fernanda Montenegro e Fernanda Torres estiveram presentes em um bate-papo onde apresentaram o livro Fernanda Montenegro: itinerário fotobiográfico. Além delas, tivemos a presença do youtuber RezendeEvil para o lançamento do livro Muito Prazer, RezendeEvil: Minha Vida antes e depois do Youtube e da escritora Beth Reekles, autora do livro A Barraca do Beijo que foi adaptado em filme recentemente pela Netflix.

Um dos pontos altos, entretanto, foi a presença da dupla Maurício de Souza e Ziraldo, reunidos para apresentar ao público a obra MMMMM – Mônica e Menino Maluquinho na Montanha Mágica, um crossover inédito das famosas obras dos dois quadrinistas brasileiros e que foi lançado no evento.

Vamos torcer para ser apenas uma réplica, certo?

Além de tudo, muitos dos estantes trouxeram obras mais “difíceis” de encontrar no mercado, além de bons descontos. Muitos deles também impressionaram por seus cenários e objetos expostos, como uma réplica – torcemos para que seja só réplica – da boneca Annabelle, de Invocação do Mal, junto aos livros da editora Darkside Books, no estande da Submarino. Já a Rocco caprichou com vassouras, maletas e outros itens do mundo bruxo, para reforçar a divulgação das edições de capa dura de Harry Potter.

Com livros de variados preços e para todas as idades, a Bienal do Livro segue como um dos melhores eventos para os leitores.

About Author

"Os filmes existem, é por isso que eu assisto!" Não é exatamente um "crítico de cinema", preferindo o termo "Filmmelier". Quer ser o Homem-Aranha quando crescer. Acha que a vida não é sobre o quão forte bate, mas o quanto se aguenta apanhar. Mestre Pokémon, Sonserino e assíduo visitante da Terra Média.

Deixe o seu comentário