And love is love is love is love is love is love is love is love; Cannot be killed or swept aside.

— Lin-Manuel Miranda

Junho é o mês internacional de orgulho LGBTQ+. #PRIDE

Para isso, fizemos uma lista de 5 livros com a temática LGBTQ+ para você ler esse mês, seja gay, hétero, humano ou alien.

Ninguém Me Explicou na Escola – Fernando Favaretto

Os diários escritos pelo autor de 1992 a 1994, enquanto era seminarista, serviram de inspiração para a história de um adolescente às voltas com dúvidas e inquietações que envolvem fé e religião, vocação e escolha profissional, sexo e desejo, amor e amizade, medo e culpa. Uma história das coisas ditas e das escondidas, das verdades encobertas e das mentiras necessárias. Uma história sobre o que vale a pena saber e sobre o que não pode ser ensinado.

Orlando – Virginia Woolf

Nascido no seio de uma família de boa posição em plena Inglaterra elisabetana, Orlando acorda com um corpo feminino durante uma viagem à Turquia. Como é dotado de imortalidade, sua trajetória então atravessa mais de três séculos, ultrapassando as fronteiras físicas e emocionais entre os gêneros masculino e feminino. Suas ambiguidades, temores, esperanças, reflexões – tudo é observado com inteligência e sensibilidade nesta narrativa que, publicada originalmente em 1928, permanece como uma das mais fecundas discussões sobre a sexualidade humana.
A um só tempo cômico e lírico, Orlando mostra o trajeto do personagem entre embates com armas brancas, acalorados debates filosóficos no século XVIII, a maternidade e até mesmo num volante a bordo de um automóvel. Tudo isso vem costurado pela prosa luminosa de Woolf neste livro que é uma das grandes declarações de amor da literatura ocidental.

Simon vs. a Agenda Homo Sapiens – Becky Albertalli

Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte.
Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar.
Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu.
Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos.

Este Livro É Gay – e Hetero, e Bi, e Trans… – James Dawson

Este livro é gay trata de uma questão muito importante e, às vezes, de difícil abordagem entre professores, pais e jovens: a sexualidade. Com um texto muito claro e ilustrações engraçadas, o livro lembra um manual. O autor convida os leitores a refletir, de maneira honesta e sem preconceitos, sobre os desejos sexuais de cada um, defendendo, acima de tudo, o respeito às escolhas.

Georgia Peaches and Other Forbidden Fruit – Jaye Robin Brown

Georgia Peaches and Other Forbidden Fruit segue a jovem Joanna Gordon, gay e orgulhosa há anos. Mas quando seu pai, um popular locutor de rádio evangelista, se casa novamente e decide mudar a família de Atlanta para a mais conservadora Rome, Geórgia, ele pede a Jo para fazer o impossível: manter sua sexualidade escondida durante seu último ano de escola. E Jo, relutantemente, concorda. Embora seja muito mais fácil para Jo se encaixar como uma garota heterossexual, as coisas ficam complicadas quando ela conhece Mary Carlson, a irmã de sua nova amiga na escola. Mas Jo não poderia pensar em quebrar sua promessa ao pai. Mesmo que ela esteja começando a se apaixonar pela garota. Mesmo que haja uma chance que Mary Carlson pode estar interessada nela também. Certo? Um olhar tenso e romântico na complicada interseção entre ser leal aos outros e permanecer fiel a si mesmo.

Qual desses livros você já conhecia? Qual ficou com vontade de ler?

Eu nasci no dia 12 de outubro de 1990. Poderia te dizer a hora exata (se eu soubesse). Como toda boa primogênita, quase matei meus pais do coração nos primeiros segundos de vida, e não parei desde então. Meu grande e eterno amor sempre será a literatura. Música também. Coloca filmes e séries na lista. E comida. Ok, talvez a literatura não seja meu único amor... Sou jornalista, constantemente procurando sobre o que escrever. E procurando o botão de fazer minha mente parar de funcionar. Quê? Isso era pra ser uma informação biográfica? Pra mim, tá mais pra terapia.

Deixe uma resposta