Marvel – Conhecendo Thanos, o Titã Louco

0

Criado em 1973 pelo lendário Jim Starlin, Thanos se tornou uma das maiores ameaças do Universo Marvel e agora é o próximo destaque no universo cinematográfico da editora. A primeira aparição do Titã no cinema foi em 2012 no primeiro filme dos Vingadores, tendo re-aparecido mais tarde em Guardiões da Galáxia (2014) e Vingadores: Era de Ultron (2015) interpretado por Josh Brolin. O vilão finalmente dará as caras no terceiro filme dos Vingadores, Guerra Infinita na próxima semana. Mas quem é esse personagem que causa tanto temor nos Heróis mais Poderosos da Terra?

Thanos teve sua primeira aparição em 1973 na edição #55 do Homem de Ferro.

Filho do Mentor(uma espécie de governador) de seu planeta natal(Titã), Thanos era uma pária, vista que nasceu com um tipo de mutação genética que lhe concedeu mudanças físicas (a pele roxa) e poderes acima de todos os outros. Mais tarde, Thanos se revolta e toma o trono de Titã para si.

Uma das coisas que define o vilão é seu amor incondicional à Morte. Graças à isso, o Titã parte para a Via Láctea em busca do Cubo Cósmico, visando utilizar seu poder para dizimar a vida no universo, vendo isto como um presente para a Morte. Apesar dos esforços, Thanos é derrotado pelo Capitão Marvel.

A história de Thanos também está intimamente ligada às Jóias do Infinito. Unindo todas as seis na Manopla do Infinito, o personagem é capaz de se tornar um deus, ganhando onipotência, onisciência e onipresença. Com a posse de todas elas, o Titã foi capaz de exterminar metade do universo com apenas um estalar de dedos.

Mesmo sem as Jóias, Thanos é incrivelmente poderoso. Ainda mais forte que o Hulk, a pele do Titã Louco é praticamente invulnerável. Como punição por ter revivido o Surfista Prateado, a Morte tornou Thanos imortal para o impedir que entrasse em seu reino. Além disto ele pode disparar raios de energia plasma das suas mãos e olhos.

A Manopla do Infinito não foi empunhada apenas pelo vilão, além dele outros personagens já a utilizaram para fins diversos. Capitão América, Pantera Negra, Homem-Aranha, Homem de Ferro, Adam Warlock e até mesmo o Papai Noel já a tiveram sobre sua posse.

Falando em Adam Warlock, ele é um dos personagens ligados à Thanos, já tendo sido peça chave na derrota do Titã e em outros momentos sendo seu aliado. Recentemente seu casulo pôde ser visto em uma das cenas pós-créditos de Guardiões da Galáxia 2. Além dele, Drax tem sua criação estritamente ligada a Thanos, tendo inclusive uma vez já matado o Vilão. Infelizmente isto parece ter sido alterado no MCU, deixando Drax com níveis de força mais parecidos com a versão atual dos quadrinhos.

Thanos costuma agir sozinho, mas recentemente ele buscou aliados no universo que respondem à seu comando, formando assim A Ordem Negra, um grupo de alienígenas que auxiliam o vilão em sua busca pelas Joias do Infinito.

Thanos já apareceu em vários jogos da Marvel. O personagem já foi o vilão final de War of the Gems e Marvel Super heroes, tendo retornado em Marvel vs Capcom 2 como personagem jogável.

Thanos como vilão final de War of the Gems para SNES.

Ficou curioso e quer conhecer melhor o personagem? É um ótimo momento pois a Panini lançou vários títulos relacionados à ele. A Trilogia do Infinito se encontra disponível em várias livrarias, e a editora prepara para o início do próximo mês o lançamento de Desafio Infinito, todas obras de seu criador Jim Starlin.

Ps.: Para quem ainda não sabe, o nome verdadeiro de Thanos foi revelado à pouco tempo por uma versão futura de si mesmo.

Thanos do futuro diz à sua versão do presente seu real nome: Dione.

 

About Author

Leitor de quadrinhos (tudo que consigo consumir), jogador de MMO e professor de história, tentando fazer tudo uma coisa só pra facilitar a vida.

Deixe o seu comentário