Paraíso dos leitores: Confira um pouco sobre o Festival Guia dos Quadrinhos 2018

0

No último final de semana (dias 14 e 15) ocorreu o Festival Guia dos Quadrinhos, evento anual que reúne artistas, colecionadores e amantes da nona arte, no Club Homs em São Paulo. Foi minha primeira visita ao evento que ocorre desde 2009.

Um dos destaques deste ano foi uma homenagem ao selo Vertigo, divisão da editora DC Comics focadas em histórias mais adultas como Hellblazer, Monstro do Pantano, Sandman, dentre outras. No festival, era possível adquirir o livro Vertigo: Além do Limiar – lançado exclusivamente no evento –, que conta com diversas entrevistas, textos e ilustrações sobre alguns dos títulos da Vertigo.

Logo na entrada, havia também um painel com alguns destaques do selo, contando com ilustrações e curiosidades.

Um dos grandes chamarizes é o famoso Mercado de Pulgas, onde é possível encontrar desde quadrinhos novos e encadernados até as raridades a preços um pouco acima dos mortais. Eu mesmo tive a oportunidade de pegar a primeira edição de The Amazing Spider-Man nas mãos. O preço? Somente a bagatela de uns 12 mil reais.

Mas é também no mercado de pulgas que você consegue encontrar diversos produtos legais, como gibizinhos da época da Abril, coleções completas – e raras – por preços baixos. Mas também temos outros produtos como filmes – dvds e blu-rays –, colecionáveis, brinquedos… A dica é básica: vá com grana. Vai precisar.

É também andando pelas mesas que você encontra diversos artistas brasileiros como Larissa Palmieri, Felipe Folgosi, Daniel Esteves, dentre outros. Foi lá também que acabei batendo um papo rápido com o roteirista Jun Sugiyama que me apresentou um pouco de alguns projetos como O Despertar de Cthullu e o vindouro Romaria, descrito por ele como uma aventura baseada em The Legend of Zelda no sertão. No mínimo intrigante.

E como não poderia deixar de ser, a expectativa pelo vindouro Vingadores: Guerra Infinita se fez presente no evento, não só na forma da recém-lançada edição de luxo de Desafio Infinito como também com um painel especial sobre os 10 anos de Universo Cinematográfico Marvel que contou com a presença de Carol Pimentel (editora da Marvel/Panini Comic no Brasil), Marcelo Salsicha (dublador de Mordo, personagem interpretado por Chiwetel Ejiofor em Doutor Estranho), Paulo Gustavo Pereira (jornalista e crítico de cinema) e Maurício Muniz (editor da Coleção Mundo Nerd), que também mediou a sessão.

O papo durou uma hora e meia onde os quatro discutiram um pouco sobre o histórico da Marvel nos cinemas, passando pela criação do Marvel Studios e a construção desse rico universo que completa 10 anos. Ainda sobrou espaço para alguns comentários sobre a expectativa do filme e do futuro do MCU, além de cada um falando um pouco mais sobre seus filmes favoritos e do porque os filmes da Marvel são tão populares.

Para os fãs de quadrinhos, filmes de heróis ou mesmo da cultura nerd em geral, o Festival Guia dos Quadrinhos é um prato cheio. Se você gosta de qualquer uma dessas coisas, fique ligado nas próximas edições do evento.

About Author

"Os filmes existem, é por isso que eu assisto!" Não é exatamente um "crítico de cinema", preferindo o termo "Filmmelier". Quer ser o Homem-Aranha quando crescer. Acha que a vida não é sobre o quão forte bate, mas o quanto se aguenta apanhar. Mestre Pokémon, Sonserino e assíduo visitante da Terra Média.

Deixe o seu comentário