Hoje o Homem-de-Aço completa 80 anos de existência. Sendo um dos super-heróis com maior longevidade na história dos quadrinhos, uma extensa lista de artistas já tiveram a oportunidade de trabalhar com personagem e várias histórias já foram escritas o tendo como protagonista. Selecionar uma lista com “melhores” seria injusto e parcial, várias pessoas preferem diferentes abordagens sobre ele. Já mudaram sua nacionalidade, seus princípios e o colocaram contra as maiores ameaças do universo, mas uma coisa quase todas estas histórias tem em comum: Superman é provavelmente maior super-herói já criado.

Para comemorar este dia, resolvemos preparar esta lista com as cinco maiores histórias do azulão, aquelas que todos deveriam ler e que tem uma grande representatividade no trajeto do personagem.

Paz na Terra

Você já se perguntou o porquê do Superman, o herói mais poderoso da Terra, utilizar toda sua força apenas para perseguir criminosos e evitar acidentes? Em Paz na Terra, com roteiros de Paul Dini e a deslumbrante arte de Alex Ross, o homem-de-aço se faz a mesma pergunta. Após ver tanto sofrimento espalhado pelo mundo, o herói acredita que é seu dever dar um jeito em tudo isto e tenta distribuir alimento à todos que passam fome. Infelizmente o mundo não funciona de forma tão simples e ele encontra mais resistência do que apoio. A revista ganhou dois Eisners em 1999: Melhor Álbum Gráfico e Melhor Artista.

Entre a Foice e o Martelo

Antes de criar o próprio universo de quadrinho, Mark Millar passou por outras editoras e deixou sua marca. Na DC Comics um de seus maiores trunfos foi Superman: Entre a Foice e o Martelo. E se o maior filho da América tivesse caído na Terra com poucos momentos de diferença e parado em outro lugar? Em Red Son isto acontece e o último filho de Krypton vai parar na União Soviética e é encontrado pelo governo. Criado pela URSS sob o comando de Joseph Stálin, a revelação do Superman ao mundo causa uma mudança no curso da Guerra Fria. Após a morte de Stálin, Superman logo se torna o líder da União Soviética e implanta um sistema ditatorial, erradicando a fome e a violência ao custo da liberdade individual de seus cidadãos. Apesar do Superman não ser o herói desta história, esta foi uma das mais aclamadas em toda sua trajetória e esta versão do personagem foi utilizada várias vezes em outros momentos.

O Homem que tem Tudo

O que Alan Moore faz quando passa por algum personagem? Ele deixa um legado. Em Superman: O Homem que tem Tudo o herói encara a possibilidade de uma outra realidade onde Krypton não foi destruída. É seu aniversário e a Mulher-Maravilha, Batman e Robin vão ao encontro do Superman na Fortaleza da Solidão para entregar seus presentes. Ao entrar, encontram o herói catatônico com alguma especie de vida alienígena presa em seu peito. Dentro da cabeça do herói, ele vê sua vida como seria caso Krypton não fosse destruída, com uma família formada. Logo a trama se revela e os heróis descobrem que era tudo um plano de Mongul para tirar o homem-de-aço de seu caminho. Esta história chegou a ser adaptada na animação da Liga da Justiça e mostra um dos momentos mais difíceis da vida da carreira do personagem.

Grandes Astros

Provavelmente a melhor, ou uma das melhores, histórias do Superman. Nesta mini-série dividida em 12 edições, Superman tem um repentino aumento de poder, mas descobre que isto também está o levando à morte. Com apenas mais um ano de vida, o herói resolve acertar tudo que deixou para trás e dar um nó em todas as pontas soltas. Grandes Astros: Superman coloca o herói em seu melhor, utilizando toda seu poder para tentar deixar um legado e, em um seu último ato, garantir que a Terra sobreviva. Grant Morrison nos entrega provavelmente o melhor Superman já escrito que toca à todos com seu carisma.

A Morte e Retorno

Superman não é o maior super-herói apenas para seus leitores, mas também para os outros heróis do universo DC. Ele inspirou outros personagens a utilizarem seus poderes para o bem e já fez criminosos desistirem de seu estilo de vida apenas conversando. A Morte e o Retorno do Superman são uma série de histórias que foram publicadas entre 92 e 93 que mostram a morte do herói na continuidade regular de sua linha editorial. Em um dos maiores desafios que o Homem-de-Aço encontra na vida, ele tem que enfrentar a besta mortal conhecida como Apocalypse, uma fera criada para sobreviver à qualquer coisa e derrotar qualquer um. Após derrotar a liga e trocar socos com o Superman por algumas edições, ambos caem no chão mortos. Este foi um evento tão gigantesco que chegou à ser noticiado nos telejornais brasileiros na época.

Na verdade o evento foi uma maneira de adiar o casamento do Superman com Lois Lane, visto que a série televisiva Lois & clark acabara de ser lançada e os quadrinhos deveriam alinhar os interesses de mercado com a série.

A ideia era mostrar como era o mundo sem o Superman. Toda a série se dividia em três partes: A Morte do Superman, Funeral para um Amigo e O Retorno do Superman. Este foi, sem dúvidas, um divisor de águas na para o herói e provavelmente a história mais importante em toda sua trajetória.

 

Leitor de quadrinhos (tudo que consigo consumir), jogador de MMO e professor de história, tentando fazer tudo uma coisa só pra facilitar a vida.

Deixe uma resposta