A Infância do Brasil – Resenha

0

A infância é sempre um assunto delicado de se tocar, causando sempre uma ampla discussão em qualquer lugar que é proposto. Pensando em trazer à tona elementos históricos para alimentar tal discussão, José Aguiar nos apresenta sua webcomic A Infância do Brasil. Criando narrativas em conjunturas de períodos históricos diferentes, Aguiar traz à superfície assuntos como nascimento, abandono, trabalho infantil e outros, criando relações com o tempo presente para pontuar os problemas que a infância ainda enfrenta no nosso país.

O autor utiliza-se do formato de capítulos, no qual cada um narra uma história em um século diferente pela história do Brasil, totalizando seis capítulos que vão do século XVI ao XXI.

Os capítulos de A Infância do Brasil

Cada um, contando com 27 páginas na versão webcomic, narra uma história no período correspondente ao capítulo e termina com uma correspondência entre o tema tratado e a atualidade. Para deixar o leitor situado, cada capítulo ganhou um extra com as explicações sobre o contexto histórico em que está inserido. Os extras são escritos pela professora historiadora Claudia Regina B. Moreira, mestre em história pela UFPR e visam esclarecer as noções de infância e a vida infantil em cada século.

José Aguiar foi o própria desenhista da obra, já as cores ficaram por conta de Joel de Souza. A arte, com um visual cartunesco, combina um sistema de cores que complementa o ambiente criado, podendo muitas vezes ser suave, sombria, ou visceral.

Um padre se encontra com nativos no meio da floresta no segundo capítulo da obra

Para completar a experiência, a versão online da HQ ainda conta com os comentários do autor, trazendo informações sobre os períodos retratados.

A Infância do Brasil  é certamente uma obra com uma bela riqueza história, que consegue trabalhar os temas propostos de forma fácil e com uma linguagem que pode ser trabalhado com os mais diversos públicos. Desta forma, o título se torna uma ótima opção para analisar a discussão sobre a infância, inclusive com a possibilidade de ser utilizada de forma didática com o público adolescente. Os extras tornam esta uma obra completa, demostrando o que representa a infância em cada período e, junto a HQ, demostrando a evolução que há do início do Brasil à atualidade e pontuando os problemas ainda existentes.

Se interessou pela obra? A Infância do Brasil foi publicado direto no site entre os anos de 2015 e 2016, disponibilizada hoje na íntegra online. Neste ano a HQ foi publicada pela editora AVEC e pode ser adquirido direto em seu site ou em lojas especializadas. O título também está disponível para leitura na Social Comics.

 

100%
100%
Excelente

A Infância do Brasil (2017)
País: Brasil | Editora: Avec | Páginas: 96 | Preço: R$ 49,90
Roteiro e arte: José Aguiar | Cores: Joel de Souza | Edição: Arthur Vecchi

  • 5
  • User Ratings (0 Votes)
    0

About Author

Leitor de quadrinhos (tudo que consigo consumir), jogador de MMO e professor de história, tentando fazer tudo uma coisa só pra facilitar a vida.

Deixe o seu comentário