Christopher Nolan – Os 5 melhores filmes do diretor de Dunkirk

0

Dunkirk chegou aos cinemas no dia 27 deste mês, e listamos os cinco melhores filmes da carreira do diretor Christopher Nolan.

Com dez filmes no currículo, Christopher Nolan já arrecadou mais de US$ 4 bilhões em bilheteria ao redor do mundo. O diretor começou sua carreira cinematográfica com misterioso Following, e chega ao seu décimo filme com Dunkirk. Abaixo, listamos os cinco melhores longas do diretor britânico – sem ordem de classificação:

Interestelar

Interestelar aborda grandes questões existenciais e aposta no vislumbre do universo através de novos recursos tecnológicos, tudo para encher os olhos do público. O planeta está em decadência e um grupo de cientistas – liderados por Cooper (Matthew McConaughey) – precisa buscar uma potencial solução em outros planetas habitáveis nos confins do universo. A grande necessidade de explicar eventos aos mínimos detalhes pode causar frustração aos espectadores, mas atinge notáveis momentos dramáticos e visuais. O filme surpreende ao absorver os conflitos do protagonista e ao apresentar reviravoltas na missão dos cientistas, com atuações marcantes de Anne Hathaway, Jessica Chastain e do próprio McConaughey.

Amnésia

Segundo filme da carreira de Christopher Nolan, Amnésia tira inspiração do conto “Memento Mori”, escrito por Jonathan Nolan, irmão do diretor, inovando a estrutura de filmes policiais e noir. Lançado em 2000, o filme segue a jornada de Leonard Shelby (Guy Pierce), que sofre de amnésia anterógrada, impedindo-o de absorver novas memórias. Mesclando cenas coloridas com outras em preto e branco, a narrativa do filme serve para colocar espectadores na pele do confuso protagonista. Para sempre se lembrar de fatos importantes, como o nome de um suspeito que assassinou sua mulher, Shelby tatua o nome do suspeito no próprio corpo e utiliza fotos em Polaroid para tentar finalizar sua busca. Amnésia é um grande quebra-cabeça que se constrói lentamente, decifrando seus enigmas e iluminando os espectadores com um final arrebatador.

A Origem

Em A Origem, Nolan leva a temática dos sonhos a um novo patamar. Estrelado por Leonardo DiCaprio, Joseph Gordon-Levitt, Ellen Page e Marion Cotillard, o filme mistura enigmas surreais dos sonhos com espionagem, onde a inserção da origem de uma ideia através dos sonhos nos leva a intensos momentos dramáticos e de pura ação. Cidades e mentes se desdobram, e a realidade nunca mais será vista da mesma forma. O filme chegou aos cinemas em 2010 e tirou grandes momentos do anime Paprika de Satoshi Kon para nos levar em uma inédita e estranha viagem.

Dunkirk

Durante a Segunda Guerra Mundial, cerca de 340 mil soldados aliados são isolados às praias de Dunquerque, França. Conhecido como Operação Dínamo, o resgate dos soldados chega às telonas com uma intensa visão do diretor. O filme se divide entre operações aéreas, terrestres e navais, buscando intensidade extrema em cada cena – magistralmente coordenadas pela trilha sonora de Hans Zimmer. Mesmo com a temática de guerra, Nolan enxergou o fato histórico como uma vitória da sobrevivência, costurando todo seu roteiro de forma não-linear – você pode ler nossa crítica do filme aqui. Complexo e intenso, Dunkirk imerge espectadores através da angústia e uma cinematografia grandiosa.

Batman: O Cavaleiro das Trevas

Em 2005, Nolan deu início à trilogia Batman apostando em aspectos reais e menos fantásticos com Batman Begins. Três anos depois, chegou a hora do novo Coringa (Heath Ledger) aparecer para enfrentar o Batman de Christian Bale. O antagonismo de Ledger revoluciona o antagonismo cinematográfico, apresentando um vilão que “só quer ver o mundo queimar“. O agente do caos mostra que todos – ou quase todos – são corruptíveis, e mesmo no meio de toda sua insanidade, se mostra um exímio planejador para parar o herói de Gotham. Batman – O Cavaleiro das Trevas se tornou um dos maiores fenômenos dos filmes de heróis graças a um roteiro progressivo, tenso e à performance do falecido Ledger.

____________________________________________________________________________________

Insônia (2002) , Following (1998), Batman Begins (2005), Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012) e O Grande Truque (2006) são os outros filmes dirigidos por Christopher Nolan.

About Author

Fascinado pela narrativa de J. R. R. Tolkien e pela evolução do entretenimento, encontra paz ao escrever sobre filmes, séries e games.

Deixe o seu comentário

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.