Sepultura Endurance – 30 anos de conquistas e muito metal

0

Sepultura Endurance, documentário sobre a banda brasileira que rompeu barreiras, enche os olhos dos fãs e celebra os mais de trinta anos de conquistas do grupo.

Se parecia difícil para uma banda de metal conquistar o mundo da música quando a informação não corria na velocidade e volume dos dias atuais, uma banda brasileira consegue destaque em uma escala inimaginável. Nos meados dos anos 80, em Belo Horizonte, Minas Gerais, Max e Igor Cavalera fundam o Sepultura. Influenciados por gigantes do rock e metal, os irmãos começavam a mudar a cara do cenário, não só brasileiro, mas mundial.

Com incontáveis horas de registros em vídeo da história do Sepultura, o diretor Otavio Juliano acolhe os fãs e apresenta diversas histórias da longa jornada da banda, que lançou seu décimo quarto álbum de estúdio entitulado “Machine Messiah” em janeiro deste ano.

O começo improvisado do Sepultura poderia ser um fator preponderante para a desistência de jovens que aspiravam o estrelato. Cabos de vassoura se tornaram estantes de pratos para o baterista, a batente da porta se transformou em um pedestal para o microfone, mas a música é muito maior que isso. Enquanto recebiam o dinheiro para o translado até a escola, os membros guardavam os trocados para mandar suas demos ao redor do mundo na esperança de serem reconhecidos. E deu certo. A banda ganha destaque em uma fanzine e os olhos do mundo todo começam a se direcionar à banda brasileira, que lança o “Schizophrenia” e vê Andreas Kisser substituir Jairo Guedez nas guitarras.

Fato constante no documentário, a chegada de Andreas eleva o patamar sonoro do Sepultura, sendo chamado de “O Touro” por David Ellefson, do Megadeath, por sua técnica e brutalidade nas cordas. O disco foi tão bem recebido que começou a ser importado para a América do Norte e Europa, chegando até a ser pirateado no continente europeu. Difundida pelo mundo, a banda assina com a Roadrunner Records e parte para uma turnê em solos internacionais.

Na estrada, a banda conhece Gloria Bujnowski, empresária do Sacred Reich. Buscando direcionamento na carreira do Sepultura, a banda decide contrata-la, marcando certa nebulosidade no futuro. Com o lançamento de “Arise“, “Chaos A.D.”, e o tribal “Roots“, o Sepultura se torna uma das maiores bandas do thrash metal, se destacando entre os grandes nomes do gênero e chegando ao patamar de Metallica e Slayer. Embora não seja cronologicamente editado, o documentário é uma enxurrada de relatos das mais importantes figuras do mundo do metal, como Scott Ian do Anthrax, que se arrepia ao lembrar da primeira vez que escutou “Roots“: “Ninguém havia feito isso antes.”

Max e Igor Cavalera, fundadores e ex-membros da banda, recusaram uma participação no Endurance, mas carimbam momentos marcantes na história do Sepultura. Max, até então vocalista e guitarrista do grupo, se relaciona com a empresária e as coisas começam a ficar nebulosas entre os membros. Gloria tenta destacar o fundador em várias oportunidades, gerando desconforto em vários momentos. Ao invés de viajar no ônibus da banda, Max usa seu próprio ônibus, fato resumido por Andreas: “Max não estava em turnê com o Sepultura. Ele saiu em turnê com a família e Gloria.” Se distanciando cada vez mais, o guitarrista e vocalista se desliga do grupo, sem sequer brigar pelos direitos e o nome Sepultura. A imensa sinergia entre Andreas e Max foi quebrada, mas a banda consegue encontrar a paz no calmo Paulo Jr., baixista e único membro original até hoje.

Endurane se aproxima dos fãs de forma esplendorosa, mostrando o dia a dia da maior banda da história brasileira. A saída de Igor da banda, a desistência do baterista Jean Dolabella por sentir falta da família, e a chegada do prodígio Eloy Casagrande, que ingressou no Sepultura com apenas 20 anos, são uns dos momentos mais íntimos do documentário. Mesmo que não editado em forma linear, Endurance se constrói a partir do show de 30 anos da banda, usando o setlist como referência para re-trilhar o caminho de sucesso do Sepultura.

Inúmeras histórias se mostram relevantes aos que não conhecem sua trajetória, como a chegada de Derrick Green aos vocais, e, como já dito, os relatos de gigantes do rock internacional, como Lars Ulrich, da banda Metallica, David Ellefson, do Megadeth, Phil Campbell, do Motorhead, Scott Ian, do Anthrax, Corey Taylor, do Slipknot, Phil Anselmo, do Pantera/Down entre outros. Sepultura Endurance cobre os mais de 30 anos da banda, repleta de sucessos, intimidade e as histórias do grupo brasileiro de maior repercussão mundo afora. E, mesmo após tanto sucesso e shows gigantescos, Andreas, fanático pelo São Paulo Futebol Clube, brinca que “gostaria de tocar para o estádio do Morumbi lotado de fãs.”

100%
100%
Excelente

Sepultura Endurance (2016)
País: Brasil | Estreia: 15 de Junho de 2017 | Duração: 1h e 40 min.
Direção: Otavio Juliano | Produção: Luciana Ferraz
Distribuição: O2 Play

  • 5
  • User Ratings (1 Votes)
    1.9

About Author

Fascinado pela narrativa de J. R. R. Tolkien e pela evolução do entretenimento, encontra paz ao escrever sobre filmes, séries e games.

Deixe o seu comentário