Com lançamentos marcados até 2020, o Universo Cinematográfico Marvel está em constante expansão. Para entender melhor como sua cronologia funciona, listamos a ordem de filmes e séries para você assistir e se preparar para o que está por vir.

1. Capitão América: O Primeiro Vingador

Lançado em 2011, Capitão América: O Primeiro Vingador marca o início do Universo Cinematográfico Marvel. Durante a Segunda Guerra Mundial, o pequeno e frágil Steve Rogers (Chris Evans) é rejeitado pelo exército norte-americano por diversas vezes, até que uma oportunidade em fazer parte de um experimento secreto para torna-lo em um super soldado lhe é oferecida pelo Dr. Erskine (Stanley Tucci). Se transformando em um ícone da guerra para motivar os soldados, o Capitão América deve deter o Caveira Vermelha (Hugo Weaving), líder da organização Hidra, que busca dominar o mundo.

2. Agent Carter – Primeira e Segunda Temporadas

Série da ABC, Agent Carter se passa logo após os eventos de Capitão América: O Primeiro Vingador. A série segue a história de Peggie Carter (Hayley Atwell), que lida com o desaparecimento de Steve Rogers (Chris Evans) e tenta se adaptar ao novo emprego após a Segunda Guerra Mundial.

3. Capitã Marvel

Interpretada por Brie Larson, a Capitã Marvel se envolve em uma guerra galáctica entre duas raças alienígenas.

4. Homem de Ferro

Primeiro filme lançado para o Universo Cinematográfico Marvel, Homem de Ferro chegou aos cinemas em 2008. Estrelado por Robert Downey Jr., o filme mostra o gênio e bilionário Tony Stark sofrer uma emboscada e ficar gravemente ferido no Afeganistão. Mantido refém em uma caverna pelo líder dos Dez Anéis, Stark constrói uma armadura para fugir. Em busca de redenção, o personagem volta para casa e se transforma no Homem de Ferro.

5. Homem de Ferro 2

Seis meses após revelar sua identidade como o Homem de Ferro, Tony Stark chama a atenção de Ivan Vanko (Mickey Rourke), um cientista russo que guarda rancor pela família Stark e busca destruir o Homem de Ferro.

6. O Incrível Hulk

Também lançado em 2008, O Incrível Hulk foi estrelado por Edward Norton (Bruce Banner), Liv Tyler (Betty Ross) e William Hurt (General Ross). Enquanto busca uma cura para a condição que o transforma no Hulk, Bruce Banner se exila na Rocinha, Rio de Janeiro, mas o General Ross não mede esforços para captura-lo. Após o filme, Norton deixou o papel, que acabou ficando com Mark Ruffalo.

7. Thor

Em busca do trono de Asgard, Thor (Chris Hemsworth) vai contra as ordens do pai Odin (Anthony Hopkins) e guerreia contra Laufey (Colm Feore) e os Gigantes de Gelo, quebrando uma trégua milenar. Como punição, Odin envia Thor à Terra sem seus poderes e Mjölnir, para que aprenda sobre seu próprio caráter.

8. Os Vingadores

Loki (Tom Hiddleston), irmão de Thor (Chris Hemsworth), invade a Terra em posse do Tesseract, um artefato capaz de abrir portais entre o tempo-espaço. Para impedi-lo e salvar o planeta, Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Capitão América (Chris Evans), Viúva Negra (Scarlett Johansson), Gavião Arqueiro (Jeremy Renner), Thor e Hulk (Mark Rufallo) precisam aprender a trabalhar em grupo.

9. Homem de Ferro 3

Atormentado após os eventos em Os Vingadores, Tony Stark (Robert Downey Jr.) declara guerra ao terrorista Mandarim (Ben Kingsley).

10. Agents of S.H.I.E.L.D. – Primeira Temporada (Ep. 1 a 7)

O Agente Phil Coulson (Clark Gregg) precisa montar uma equipe com agentes da S.H.I.E.L.D. para resolver casos importantes.

11. Thor: O Mundo Sombrio

Malekith (Christopher Eccleston), líder dos Elfos Negros, ressurge para roubar o Éter, uma força misteriosa capaz de transformar tudo em matéria escura, das mãos Asgardianas.

12. Agents of S.H.I.E.L.D. – Primeira Temporada (Ep. 8 a 16)

13. Capitão América: O Soldado Invernal

Dois anos após os eventos de Os Vingadores, Steve Rogers (Chris Evans) trabalha para a S.H.I.E.L.D. e busca se adaptar à civilização moderna, e um rosto familiar surge do lado inimigo.

14. Agents of S.H.I.E.L.D. – Primeira Temporada (Ep. 17 a 22)

15. Guardiões da Galáxia

Após a morte de sua mãe, Peter Quill (Chris Pratt) é abduzido por um grupo liderado por Yondu Udonta (Michael Rooker) e se transforma no mercenário Senhor das Estrelas. Ao roubar um artefato misterioso, Quill é perseguido por Gamora (Zoë Saldaña), e, em meio a uma confusão com Groot (Vin Diesel) e Rocky (Bradley Cooper), são presos, mas precisarão salvar o dia do vilão Ronan (Lee Pace).

16. Guardiões da Galáxia 2

Agora já conhecidos como os Guardiões da Galáxia, os guerreiros viajam ao longo do cosmos e lutam para manter sua nova família unida. Enquanto isso tentam desvendar os mistérios da verdadeira paternidade de Peter Quill (Chris Pratt).

17. Demolidor (Netflix) – Primeira Temporada

Matt Murdock (Charlie Cox), um advogado cego, se transforma no vigilante Demolidor durante a noite para combater o crime crescente no bairro de Hell’s Kitchen, Nova York.

18. Agents of S.H.I.E.L.D. – Segunda Temporada (Ep. 01 a 10)

Após ajudar a impedir a Hidra, o Agente Coulson (Clark Gregg) é promovido a Diretor e precisará reconstruir a S.H.I.E.L.D.

19. Jessica Jones (Netflix) – Primeira Temporada

Após o fim trágico de sua breve carreira de super-herói, Jessica Jones (Krysten Ritter) tenta reconstruir sua vida como uma detetive particular, lidando com casos envolvendo pessoas com habilidades notáveis em Nova York.

20. Agents of S.H.I.E.L.D. – Segunda Temporada (Ep. 11 a 19)

Após ajudar a impedir a Hidra, o Agente Coulson (Clark Gregg) é promovido a Diretor e precisará reconstruir a S.H.I.E.L.D.

21. Vingadores: Era de Ultron

Tony Stark (Robert Downey Jr.) e o Dr. Bruce Banner (Mark Ruffalo), decidem criar Ultron (James Spader) para combater ameaças mundiais, mas o mesmo acredita que para chegar à paz mundial, os Vingadores precisam ser exterminados.

22. Agents of S.H.I.E.L.D. – Segunda Temporada (Ep. 20 a 22)

23. Demolidor (Netflix) – Segunda Temporada

Um novo vigilante com métodos mais impiedosos entra na mira do Demolidor (Charlie Cox).

24. Luke Cage (Netflix) – Primeira Temporada

Quando um experimento sabotado o dá super-força e pele impenetrável, Luke Cage (Mike Colter) se torna um fugitivo tentando reconstruir sua vida no Harlem, em Nova York, e deve em breve enfrentar seu passado e lutar pelo coração de sua cidade.

25. Homem-Formiga

Após sair da prisão, Scott Lang (Paul Rudd) é recrutado por Hank Pym (Michael Douglas) para ser o novo Homem-Formiga e impedir que a tecnologia criada por Pym seja comercializada por Darren Cross (Corey Stoll).

26. Agents of S.H.I.E.L.D. – Terceira Temporada (Ep. 01 a 19)

Meses se passam após a guerra contra os Inumanos e o Agente Coulson (Clark Gregg) continua tentando revitalizar a S.H.I.E.L.D.

27. Capitão América: Guerra Civil

Após um incidente durante uma operação dos Vingadores, o governo mundial se reune para criar o Tratado de Sokovia, que obriga heróis e humanos “melhorados” a se registrarem e só atuarem quando forem chamados. Steve Rogers (Chris Evans) lidera o time contra o tratado, enquanto Tony Stark (Robert Downey Jr.) fica a frente do grupo a favor.

28. Agents of S.H.I.E.L.D. – Terceira Temporada (Ep. 20 a 22)

29. Homem-Aranha: De Volta ao Lar

O jovem Peter Parker (Tom Holland) volta à Nova York após os eventos de Capitão América: Guerra Civil para lutar contra uma nova ameaça: o vilão Abutre (Michael Keaton).

30. Punho de Ferro (Netflix)

Retornando para Nova York após anos desaparecido, Daniel Rand (Finn Jones) luta contra o crime e a corrupção com suas incríveis técnicas de kung-fu e o poder de convocar as habilidades do temível Punho de Ferro.

31. Agents of S.H.I.E.L.D. – Quarta Temporada (Ep. 01 a 06)

À luz dos acordos de Sokovia e com a Hidra derrotada, a S.H.I.E.L.D. pode operar fora das sombras novamente, e como o mundo acha que Coulson (Clark Gregg) está morto, ele tem que ceder seu lugar a um novo diretor (Jason O’Mara).

32. Doutor Estranho

Stephen Strange (Benedict Cumberbatch) leva uma vida bem sucedida como neurocirurgião. Sua vida muda completamente quando sofre um acidente de carro e fica com as mãos debilitadas. Devido a falhas da medicina tradicional, ele parte para um lugar inesperado em busca de cura e esperança, um misterioso enclave chamado Kamar-Taj, localizado em Katmandu. Lá descobre que o local não é apenas um centro medicinal, mas também a linha de frente contra forças malignas místicas que desejam destruir nossa realidade. Ele passa a treinar e adquire poderes mágicos, mas precisa decidir se vai voltar para sua vida comum ou defender o mundo.

33. Pantera Negra

Pantera Negra acompanha T’Challa que, após a morte de seu pai, o Rei de Wakanda, volta pra casa para a isolada e tecnologicamente avançada nação africana para a sucessão ao trono e para ocupar o seu lugar de direito como rei. Mas, com o reaparecimento de um velho e poderoso inimigo, o valor de T’Challa como rei – e como Pantera Negra – é testado quando ele é levado a um conflito formidável que coloca o destino de Wakanda, e do mundo todo, em risco.

34. Agents of S.H.I.E.L.D. – Quarta Temporada (Ep. 07 a 22)

35. Os Defensores

Matt Murdock, Jessica Jones, Luke Cage e Danny Rand lutam contra o crime e as injustiças sem saber que em breve seus caminhos vão se cruzar.

36. Inumanos

Depois da Família Real de Inumanos ser despedaçada por um golpe militar, alguns conseguem escapar para o Havaí onde as surpreendentes interações com esse exuberante mundo e a humanidade em torno deles pode ajudar não apenas a salvar os Inumanos, mas também o mundo inteiro.

37. Thor: Ragnarok

Thor é preso do outro lado do universo, sem o seu martelo poderoso e encontra-se numa corrida contra o tempo para voltar a Asgard e impedir Ragnarok – a destruição do seu mundo e o fim da civilização Asgardiana -, que se encontra nas mãos de uma nova e poderosa ameaça, a implacável Hela. Mas, primeiro precisa de sobreviver a uma luta mortal de gladiadores, que o coloca contra um ex-aliado e companheiro Vingador – Hulk.

38. O Justiceiro – Primeira Temporada

O ex-marine Frank Castle só quer punir os criminosos responsáveis pela morte da sua família, mas torna-se alvo de uma conspiração militar.

39. Fugitivos – Primeira Temporada

Seis adolescentes de diferentes origens se unem contra um inimigo comum – seus pais criminosos, coletivamente conhecidos como o Orgulho.

Seis adolescentes de diferentes origens se unem contra um inimigo em comum: seus pais, coletivamente conhecidos como o grupo criminoso Orgulho.

40. Agents of S.H.I.E.L.D. – Quinta Temporada (Ep. 01 a 10)

41. Jessica Jones – Segunda Temporada

A investigadora particular Jessica Jones, de Nova York, começa a recuperar sua vida após matar Killgrave. Agora conhecida em toda a cidade como uma assassina super-poderosa, um novo caso faz com que ela relutantemente enfrente quem ela realmente é, ao cavar seu passado de forma mais profunda.

42. Agents of S.H.I.E.L.D. – Quinta Temporada (Ep. 11 a 18)

43. Cloak & Dagger – Primeira Temporada

A história de Tandy Bowen (Olivia Hastings Holt) e Tyrone Johnson (Aubrey Omari Joseph), dois adolescentes de origens bem diferentes que descobrem novos poderes que estão misteriosamente conectados. Tandy pode emitir adagas de luz e Tyrone tem a habilidade de encobrir outros na escuridão.

44. Luke Cage – Segunda Temporada

Luke Cage se tornou um herói e celebridade no Harlem depois de limpar seu nome, apenas para enfrentar uma nova ameaça.

45. Punho de Ferro – Segunda Temporada

A segunda temporada dePunho de Ferro mostra a luta de Danny Rand (Finn Jones) contra um criminoso que aterroriza a cidade de Nova York com suas habilidades de Kung Fu e sua capacidade de invocar o enorme poder do Punho de Ferro.

46. Demolidor – Terceira Temporada

Sumido por meses, Matt Murdock (Charlie Cox) reaparece como um homem perdido, questionando seu futuro como o vigilante Demolidor e o advogado Matthew Murdock. Mas quando seu arqui-inimigo Wilson Fisk (Vincent D’Onofrio) é libertado da prisão, Matt deve escolher entre se esconder do mundo ou abraçar seu destino como herói.

47. Fugitivos – Segunda Temporada

Os Fugitivos deixaram suas casas e pais para trás e agora têm de aprender a viver por conta própria. Enquanto eles procuram por comida, buscam abrigo e cuidam um do outro, as crianças começam a perceber, para o bem ou para o mal, que estão presos uns com os outros. Cabe a eles acabar com o Orgulho de uma vez por todas. Mas alguém enviou uma misteriosa mensagem para Jonah… existe alguém vazando informações sobre os Fugitivos? Enquanto isso, o Orgulho está focado em encontrar seus filhos e Jonah tem seu próprio plano perigoso em mente.

48. O Justiceiro – Segunda Temporada

O ex-fuzileiro e vigilante Frank Castle (Jon Bernthal) vivei uma vida pacífica na estrada até que se viu envolvido na tentativa de assassinato de uma jovem garota (Giorgia Whigham). Enquanto ele é atraído pelo mistério envolvendo ela e aqueles que perseguem a informação que ela possui, Castle atrai um novo alvo às suas costas, enquanto novos e velhos inimigos o forçam a confrontar se ele deveria aceitar seu destino e abraças uma vida como o Justiceiro.

49. Vingadores: Guerra Infinita

Enquanto os Vingadores e seus aliados continuam protegendo o mundo de ameaças muito grandes que nenhum herói consegue enfrentar sozinho, um novo perigo surge das sombras do cosmo: Thanos. Um déspota com infâmia intergalática, sua meta é reunir as seis Joias do Infinito, artefatos de poder inimaginável, e usá-las para infligir sua vontade macabra em toda a realidade. Tudo pelo que os Vingadores lutaram levou a esse momento – e o destino da Terra e da própria existência nunca esteve tão incerto.

50. Agents of S.H.I.E.L.D. – Quinta Temporada (Ep. 19 a 22)

51. Homem-Formiga e a Vespa

Scott Lang lida com as consequências de suas escolhas tanto como super-herói quanto como pai. Enquanto tenta reequilibrar sua vida com suas responsabilidades como o Homem-Formiga, ele é confrontado por Hope van Dyne e Dr. Hank Pym com uma nova missão urgente. Scott deve mais uma vez vestir o uniforme e aprender a lutar ao lado da Vespa, trabalhando em conjunto para descobrir segredos do passado.


Abaixo, você confere os próximos filmes do Universo Cinematográfico Marvel com datas de lançamento oficializadas:

Vingadores: Ultimato – 26 de abril de 2019

Homem-Aranha: Longe de Casa – 5 de julho de 2019

 

Cofundador e editor-chefe do Duas Torres. Fascinado pela narrativa de J. R. R. Tolkien e pela evolução do entretenimento, encontra paz ao escrever sobre filmes, séries e games.

5 Comentários

  1. Antônio Amadeu Andreosi on

    Achei bacana a cronologia Cinematográfica Marvel apresentada, preciso me colocar em dia , em relação as séries listadas.
    Sucesso à Duas Torres.

  2. Pingback: SUPER-HERÓI: SEQUÊNCIA CRONOLÓGICA DA MARVEL!

  3. Acho que tem um pequeno erro aí. Porque é dito que o De Volta ao Lar se passa uns dois meses após Guerra Civil. E a quarta temporada de Agentes da SHIELD se passa seis meses após Guerra Civil. Então De Volta ao Lar teria que estar antes da quarta temporada.

  4. Atualizem. Defensores depois de O Homem Aranha, seguido de Inumanos, Thor Ragnarok, Justiceiro e Justiceiro e Jessica Jones segunda temporada antes do Pantera Negra.

Deixe uma resposta