Marvel – Conhecendo o Dr. Estranho

0

O filme do Mago Supremo está batendo a porta e você não faz ideia de quem seja esse Estranho personagem que logo será introduzido no MCU (Marvel Cinematographic Universe)? Bem, preparamos este pequeno artigo introdutório justamente para você que não conhece o personagem e não entende o porquê de todo este furor sobre o mais novo filme da Marvel Studios.

Criado por Steve Ditko e Stan Lee (praticamente apenas pelo Ditko mesmo), Dr. Estranho fez sua primeira aparição na revista Strange Tales #110 em julho de 1963, na era de prata das HQs. O personagem foi o responsável por introduzir e popularizar a camada mágica do universo Marvel.

Primeira aparição do Dr. Estranho.

Primeira aparição do Dr. Estranho.

Mas quem é o Dr. Estranho? Stephen Strange era um brilhante e egocêntrico cirurgião que só se importava com sua carreira.  Porém, em um acidente de carro o médico tem os ossos das suas mãos despedaçados, acabando com sua carreira. Gastando todos seus fundos para buscar uma solução, sozinho e depressivo, o doutor vai ao Himalaia atrás de uma última esperança, o misterioso personagem chamado O Ancião.

O Ancião e sua contraparte no cinema que será representado pela atriz Tilda Swinton.

O Ancião e sua contraparte no cinema que será representado pela atriz Tilda Swinton.

O Ancião inicialmente se recusa a se tornar mestre de Strange por causa do egoísmo do Doutor, porém volta atrás e o aceita como discípulo ao vê-lo defender um idoso de uma tentativa de assassinato do Barão Mordo.

Barão Mordo. No cinema o personagem será representado pelo ator Chiwetel Ejiofor.

Barão Mordo. No cinema o personagem será representado pelo ator Chiwetel Ejiofor.

Após a finalização de seu treinamento, Dr. Estranho retorna para Nova York, se muda para o Sanctum Sanctorum e conhece o seu assistente pessoal, Wong.

Benedict Wong atuará no filme como....Wong.

Benedict Wong atuará no filme como….Wong.

Mais tarde, em 1973, após a morte do Ancião, Dr. Estranho se torna o Mago Supremo da Terra, responsável por defender este plano de todas as ameaças mágicas.

imagem-3-doctor_strange_vol_4_2_ross_variant_textless

Mas o que o torna um personagem tão poderoso? Dr. Estranho é treinado em diversas artes marciais e demostra habilidade com o uso de armas mágicas como machados e espadas. Parte de seus poderes vem de entidades místicas como Agamotto, Cyttorak, Ikkon, Oshtur, Raggadorr e Watoomb, que emprestam suas energias para feitiços. Além de seu poder mágico, o Doutor ainda conta com artefatos mágicos como o Olho de Agamotto que lhe garante proteção com magia das trevas, o Manto da Levitação que o permite voar, o Livro de Vishanti que contém um grande conhecimento de magia branca e o Orbe de Agamotto que lhe garante clarividência.

Dentre seus principais inimigos estão o Dormammu, Mefisto, Shuma-Gorath e o já citado Barão Mordo.

Dr. Estranho vs Dormammu, um dos maiores inimigos do Doutor.

Dr. Estranho vs Dormammu, um dos maiores inimigos do Doutor.

No filme teremos um vilão que marcou pouca presença nas HQs, Kaecilius, o qual é um agente de campo de Mordo. No título que serve como prelúdio para o filme, Marvel’s Doutor Estranho – Prelúdio 01, Kaecilius é um antigo parceiro de Wong como um dos Mestres das Artes Místicas.

Mads Mikkelsen será Kaecilius, o grande vilão do filme.

Mads Mikkelsen será Kaecilius, o grande vilão do filme.

Dr. Estranho já participou de diversos times na Marvel como Os Vingadores, Illuminatis, Novos Vingadores e foi um membro fundador dos Defensores, super time que será introduzido em sua própria série na Netflix em 2017, porém sem confirmação de presença do Doutor até agora.

Nos cinemas o personagem será representado pelo ator Benedict Cumberbatch, protagonista da série Sherlock e que já possui em seu currículo diversas atuações memoráveis dentro da cultura pop, como Smaug em O Hobbit e Khan em Star Trek: Além da Escuridão.

Agora com seu filme próximo, Dr. Estranho fica responsável por apresentar o universo mágico ao MCU, uma dimensão que ainda não havia aparecido nos filmes da Marvel. Assim, o filme possui a mesma responsabilidade que teve a HQ que apresentou o personagem em 1963. Esse universo será explorado mais tarde pela série Punhos de Ferro na Netflix, estrelada pelo ator Finn Jones.

Interessou-se pelo personagem? Está com vontade de conhecer mais o Mago Supremo? Atualmente o personagem estrela seu próprio título na Marvel e no Brasil está em evidência durante a série Guerras Secretas, publicada pela Panini. Outros títulos de fácil acesso por aqui são Novos Vingadores: Em busca do Mago Supremo e Dr. Estranho – O Juramento. Ambos podem ser comprados nos sites das grandes livrarias.

Dr. Estranho chega aos cinemas brasileiros dia 3 de novembro com um impressionante elenco que conta com Mads Mikkelsen (Kaecilius), Chiwetel Ejiofor (Barão Mordo), Tilda Swinton (Ancião), Benedict Wong (Wong), Benedict Cumberbatch como o Mago Supremo e direção de Scott Derrickson (O Dia em que a Terra parou, O Exorcismo de Emily Rose, Hellraiser: Inferno).

Stephen Strange (Benedict Cumberbatch) leva uma vida bem sucedida como neurocirurgião. Sua vida muda completamente quando sofre um acidente de carro e fica com as mãos debilitadas. Devido a falhas da medicina tradicional, ele parte para um lugar inesperado em busca de cura e esperança, um misterioso enclave chamado Kamar-Taj, localizado em Katmandu. Lá descobre que o local não é apenas um centro medicinal, mas também a linha de frente contra forças malignas místicas que desejam destruir nossa realidade. Ele passa a treinar e adquire poderes mágicos, mas precisa decidir se vai voltar para sua vida comum ou defender o mundo.

About Author

Leitor de quadrinhos (tudo que consigo consumir), jogador de MMO e professor de história, tentando fazer tudo uma coisa só pra facilitar a vida.

Deixe o seu comentário