Batman: The Telltale Series – Episódio 1 – Crítica

0

Desenvolvedora de jogos em formatos episódicos como Game of Thrones, The Walking Dead, Wolf Among Us e Borderlands, a Telltale apresenta um bom Batman: The Telltale Series, mas algumas falhas podem influenciar a experiência do jogador.

Em seus primeiros 10 minutos, o jogo já introduz os conhecidos personagens dos quadrinhos do Morcego. Além de Batman, damos de cara com Gordon, Alfred, Vicki Vale, Harvey Dent, Mulher-Gato, Prefeito Hill, Oswald Cobblepot e o mafioso Carmine Falcone. Na sua primeira cena, Batman tem que evitar um roubo na Prefeitura de Gotham, e notamos que, assim como nos outros games da desenvolvedora, a Telltale também não economiza sangue neste primeiro episódio, batizado de Reino das Sombras.

A proposta é simples e interessante. Cabe ao Batman comandar as ações de combate contra o crime, enquanto Bruce Wayne fica encarregado das questões políticas de Gotham. Wayne é patrocinador da campanha de Harvey Dent, que quer ser o novo prefeito da cidade, mas a tradicional família de Bruce é acusada de ter relações com a máfia, principalmente com Falcone, gerando problemas com a mídia e a população de Gotham. Assim se estabelece a trama. Batman precisa, pontualmente, incriminar Falcone, enquanto Bruce busca a limpeza do nome de sua família.

A Telltale não foge do foco narrativo, onde a escolha de falas e ações do personagem controlado geram diferentes resultados no decorrer do jogo. Há opções de ser um Batman mais agressivo ou mais “pacífico”, causando medo ou tranquilidade no povo de Gotham. Também há opções de ser um Bruce Wayne mais galanteador ou direto, elementos que elevam a qualidade do jogo. São poucas as novidades que a desenvolvedora implementou no sistema de luta, mantendo o padrão de suas outras obras. Aperte um botão exibido na tela durante o combate no tempo certo e você obterá êxito. A única diferença está para uma barra especial que é carregada quando você acerta os movimentos no tempo certo, gerando um golpe finalizador.

Compreendendo o cerne do personagem, Batman detém recursos investigativos sempre explorados, tanto nos quadrinhos, cinema e nos games. A série Arkham usufrui muito bem deste fator, e a Telltale não sai muito atrás. Com um mini-computador acoplado em seu braço, Batman precisa buscar pistas em uma cena de crime, e podemos “linkar” objetos diferentes para chegar a uma conclusão do que ocorreu no local. Não tão profunda quanto a série de jogos Arkham, o jogo da Telltale dá um pequeno gosto deste lado detetivesco do Homem-Morcego, mas a agressividade na composição da cena é notável. Uma grande novidade fica para a estratégia de ação do Homem-Morcego. Através de um drone, você analisa e escolhe ações para combater inimigos.

Graficamente, Batman: The Telltale Series possui elementos visuais para se parecerem como uma HQ, mas, como o foco do game é a narrativa, isso se torna irrelevante. Jogos assim não precisam de gráficos ultra-realistas, mas de uma trama inovadora. Para se ter uma trama interessante neste tipo de game, os personagens não podem influenciar negativamente, mas isso acontece. A atuação dos dubladores é sem vida, principalmente Bruce Wayne. As tentativas dramáticas implementadas são ruins, e Bruce Wayne não parece ser Bruce Wayne. Algumas falas do Batman também são extremamente fracas, por vezes tirando a ameaça que é o herói de Gotham a seus inimigos. Diferente da dramaticidade fantástica de The Walking Dead, a Telltale erra ao apresentar um Bruce Wayne chorão e, em alguns momentos, meloso. O personagem do game não parece carregar todo o peso visto nas suas histórias em quadrinhos. Além disso, alguns problemas com a legenda do jogo ocorreram na versão jogada. Nas cenas do noticiário de Gotham, por exemplo, a legenda desaparece, podendo influenciar jogadores não familiarizados com o inglês.

Outro fator extremamente negativo fica para os brasileiros que possuem o Xbox One. O primeiro episódio foi lançado mundialmente no dia 02 de Agosto, mas só ficou disponível na Xbox Live do Brasil no dia 11 de Agosto.

Reino das Sombras inicia a jornada do Batman pela Telltale. Embora possua uma trama interessante, o jogo possui falhas pontuais. A esperança de resultados melhores ficam para os próximos episódios do game.

Batman: The Telltale Series está disponível para Xbox One, Playstation 4, PC, Mac, Android e iOS.

 

140%
140%
Bom

Batman: The Telltale Series
(Episódio 1: Reino das Sombras)
Lançamento: 02 de Agosto de 2016
Elenco: Troy Barker (Bruce Wayne), Travis Willingham (Harvey Dent), Erin Yvette (Vicki Vale), Enn Reitel (Alfred), Murphy Guyer (James Gordon), Richard McGonagle (Carmine Falcone) e Laura Bailey (Selina Kyle).

  • 7
  • User Ratings (0 Votes)
    0

About Author

Fascinado pela narrativa de J. R. R. Tolkien e pela evolução do entretenimento, encontra paz ao escrever sobre filmes, séries e games.

Deixe o seu comentário

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.